TRIAGEM DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E DA ACUIDADE VISUAL DE CRIANÇAS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CASTRO – PR

Adriele Wience do Vale, Evelyn Costa de Oliveira, Carla Denise Scheremeta

Resumo


A visão é um fator que interfere diretamente no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças e quando alterada dificulta a mobilidade, sensibilidade e coordenação motora, onde através da triagem pode-se detectar alterações tanto visuais quando de desenvolvimento. A pesquisa tem abordagem quantitativa do tipo descritiva e de levantamento, sendo utilizado o teste de triagem de desenvolvimento de Denver II, o teste de Lea Gratings e um questionário próprio para observar o histórico da criança para analisar se o desenvolvimento neuropsicomotor correlaciona-se com a diminuição da acuidade visual das crianças matriculadas no Centro de Educação Infantil Irmãs Cavanis, localizada no município de Castro no ano de 2020. Houve a participação de 13 crianças de ambos os sexos com idades entre 17 e 27 meses, tendo sete delas com a classificação de desenvolvimento suspeito e seis com desenvolvimento adequado de acordo com o teste de Denver II, sendo a área da linguagem como principal fator de atrasos no teste. No teste de Lea Gratings não foi detectado alterações, tendo em vista que o valor médio da acuidade visual foi de 23,08 ciclos por grau, permanecendo dentro do padrão de normalidade, mas que pela grande dispersão nos resultados não foi possível detectar alterações concretas na acuidade visual das crianças, concluindo que o desenvolvimento suspeito apresentado pelas crianças não se relaciona com os valores obtidos da acuidade visual.


Palavras-chave


Deficiências do desenvolvimento; Desenvolvimento infantil; Acuidade visual; Transtornos da visão; Diagnóstico precoce;

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