TRIAGEM DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E DA ACUIDADE VISUAL DE CRIANÇAS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CASTRO – PR
Resumo
A visão é um fator que interfere diretamente no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças e quando alterada dificulta a mobilidade, sensibilidade e coordenação motora, onde através da triagem pode-se detectar alterações tanto visuais quando de desenvolvimento. A pesquisa tem abordagem quantitativa do tipo descritiva e de levantamento, sendo utilizado o teste de triagem de desenvolvimento de Denver II, o teste de Lea Gratings e um questionário próprio para observar o histórico da criança para analisar se o desenvolvimento neuropsicomotor correlaciona-se com a diminuição da acuidade visual das crianças matriculadas no Centro de Educação Infantil Irmãs Cavanis, localizada no município de Castro no ano de 2020. Houve a participação de 13 crianças de ambos os sexos com idades entre 17 e 27 meses, tendo sete delas com a classificação de desenvolvimento suspeito e seis com desenvolvimento adequado de acordo com o teste de Denver II, sendo a área da linguagem como principal fator de atrasos no teste. No teste de Lea Gratings não foi detectado alterações, tendo em vista que o valor médio da acuidade visual foi de 23,08 ciclos por grau, permanecendo dentro do padrão de normalidade, mas que pela grande dispersão nos resultados não foi possível detectar alterações concretas na acuidade visual das crianças, concluindo que o desenvolvimento suspeito apresentado pelas crianças não se relaciona com os valores obtidos da acuidade visual.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARBOSA, I. M. R.; GAGLIARDO, H. G. R. G.; BRUNO, M. M. G.; GASPARETTO, M. E. R. F. Avaliação da visão funcional em crianças com deficiência visual e múltipla deficiência como estratégia de apoio para professores e responsáveis. Rev Educação especial, v. 31, n. 61, p. 387-404, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325609332_Avaliacao_da_visao_funcional_em_criancas_com_deficiencia_visual_e_multipla_deficiencia_como_estrategia_de_apoio_para_professores_e_responsaveis. Acesso em: 25/10/2020.
BECKER, T. O. F.; CORTELA, D. C. B.; MIURA, H.; MATSUHARA, M. L. Avaliação da acuidade visual em escolares do ensino fundamental. RevBrasOftalmol, v. 78, n. 1, p. 37-41, 2019. Disponível em:https://www.scielo.br/pdf/rbof/v78n1/0034-7280-rbof-78-01-0037.pdf. Acesso em: 22/10/2020.
CBO. Conselho Brasileiro de Oftalmologia. As condições de saúde ocular no Brasil, 2019. Disponível em: https://cbo.com.br/novo/publicacoes/condicoes_saude_ocular_brasil_2019_atualizacao_2020_bq.pdf. Acesso em: 25/10/2020.
FIGUEIRAS, A. C.; SOUZA, I. C. N.; RIOS, V. G.; BENGUIGUI, Y. Manual para vigilância do desenvolvimento infantil no contexto da AIDPI. Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/1711.pdf&ved=2ahUKEwi8_YqTyM7tAhVyBtQKHUKACYwQFjAAegQIDRAC&usg=AOvVaw0Uji6Udt5HcWRvsXM-OYaL Acesso em: 12/12/2020
FRANKERNBURG, W. K.; DODDS, J. B.; ARCHER, P.; BRESNICK, B.; MASCHKA, P.; EDELMAN, N.; SHAPIRO, H. Denver II training manual. Denver, Colorado: Denver Developmental Materials, 1967.
FRANKENBURG, W. K.; DODDS, J. B. The Denver developmental screening test. The journal of Pediatrics, v. 71, n. 2, p. 181-191, 1967. Disponívelem: https://www.jpeds.com/article/S0022-3476(67)80070-2/pdf.
GONÇALVES, F. Do andar ao escrever: Um Caminho Psicomotor. Grupo Cultural, 2014.
GOOD-LITE. Lea Grating Acuity Test. Disponível em: https://documentcloud.adobe.com/link/track?uri=urn:aaid:scds:US:ffe1e5cd-bfd0-484e-88e2-d650568caa3c.
GRAZIANO, R. M.; LEONE, C. R. Problemas oftalmológicos mais frequentes e desenvolvimento visual do pré-termo extremo. Jornal de Pediatria, v. 81, n. 1. p. 95-100, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jped/v81n1s1/v81n1s1a12.pdf. Acesso em: 22/10/2020.
HALPERN, R.; GIUGLIANI, E. R. J.; VICTORA, C. G.; BARROS, F. C.; HORTA, B. L. Fatores de risco para suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor aos 12 meses de vida. J Pediatr, v. 76, n. 6, p. 421-428, 2000. Disponível em: http://www.jped.com.br/conteudo/00-76-06-421/port.asp. Acesso em: 25/10/2020.
LEDESMA, F.; ZARPELON, R. O.; XAVIER, C. R.; SMOLAREK, A. C.; SOUZA, W. C. MASCARENHAS, L. P. G. Teste do reflexo vermelho: quando deve ser aplicado e qual benefício oferece? Arquivos Catarinenses de Medicina, v. 47, n. 2, p. 204-211, 2018. Disponível em: http://www.acm.org.br/acm/seer/index.php/arquivos/article/view/90/267. Acesso em: 24/10/2020.
LUCENA, B. M.; MACHADO, L. A.; BARRETO, P. M. S.; TAVARES, P. M.; RODRIGUES, A. M. H.; SOLARI, H. P.; DAMASCENO, E. F.; LIMA, L. C. S. S. Prevalência de fatores predisponentes de baixa visual em uma população de jovens do colégio universitário Geraldo reis em Niterói – RJ. RevBrasOftalmol, v. 78, n. 6, p. 380-393, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbof/v78n6/0034-7280-rbof-78-06-0380.pdf. Acesso em: 25/10/2020.
MESSIAS, A.; JORGE, R.; CRUZ, A. A. V. Tabelas para medir acuidade visual com escala logatítmica: porque usar e como construir. ArqBrasOftalmol, v. 73, n. 1, p. 96-100, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/abo/v73n1/v73n1a19.pdf. Acesso em: 25/10/2020.
MORAES, M. W.; WEBER, A. P. R.; SANTOS, M. C. O.; ALMEIDA, F. A. Teste de Denver II: avaliação do desenvolvimento de crianças atendidas no ambulatório do projeto Einstein na comunidade de Paraisópolis. Einstein, v. 8, n. 2, p. 149-153, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/eins/v8n2/pt_1679-4508-eins-8-2-0149.pdf. Acesso em: 23/10/2020.
MOUSINHO, R.; SCHMID, E.; PEREIRA, J.; LYRA, L.; MENDES, L.; NOBREGA, V. Aquisição e desenvolvimento da linguagem: dificuldades que podem surgir neste percurso. Rev Psicopedagogia, v. 25, n. 78, p. 297-306, 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v25n78/v25n78a12.pdf. Acesso em: 01/11/2020.
PAULA, S.; ROHR, E. B.; PEIXOTO, M. C. O.; SICA, C. D.; KUNZLER, I. M. Análise do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças participantes de um programa mãe-bebê. RevBrasPromoç Saúde, v. 32, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/8603/pdf. Acesso em: 25/10/2020.
PIMENTA, G, M. Uso do teste Lea Gratings para avaliação da acuidade visual de resolução em grades em lactentes normais. 165 p. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, 2012. Disponível em: https://documentcloud.adobe.com/link/track?uri=urn:aaid:scds:US:aef0231f-d393- 41b5-a179-f87ba729b24f. Acesso em: 25/10/2020.
RÉGIS-ARANHA, L. A.; MORAES, F. H.; SANTOS, S. T. C.; HEUFEMANN, N. E. C.; MAGALHÃES, W. O. G.; FILHO, R. P. Z.; PINTO, A. B. S. Acuidade visual e desempenho escolar de estudantes em um município da Amazônia Brasileira. Esc Anna Nery, v. 21, n. 2, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ean/v21n2/1414-8145-ean-21-02-e20170032.pdf. Acesso em: 25/10/2020.
SÁ, F. E.; FROTA, L. M. P. C.; BEZERRA, S. C.; ALMEIDA, A. K. F.; FIRMINO, A. L. P.; Perfil sensório-motor das crianças com baixa visão atendidas no setor de estimulação visual do NUTEP, Revista de Fisioterapia e Saúde Funcional, v. 1, n. 2, p. 29-34, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/13415/1/2012_art_fesa.pdf. Acesso em: 25/10/2020.
SACRAMENTO, J. C. Desenvolvimento da linguagem oral em crianças com baixa visão de dois a cinco anos. 120 páginas. Dissertação (mestrado). UFMG, Belo Horizonte (MG), 2011. Disponível em: https://documentcloud.adobe.com/link/track?uri=urn:aaid:scds:US:dfb79d2f-d38d-4b6e-988b-dc8efcf27dfc#pageNum=2. Acesso em: 25/10/2020.
SALOMÃO, S. R.; EJZENBAUM, F.; BEREZOVSKY, A.; SACAI, P. Y.; PEREIRA, J. M. Age norms for monocular grating acuity measures by sweep-VEP in the first three years of age. ArqBrasOftalmol, v. 71, n. 4, p. 475-479, 2008. Disponível em:https://www.scielo.br/pdf/abo/v71n4/a02v71n4.pdf. Acesso em: 25/10/2020.
SALOMÃO, S. R.; VENTURA, D. F. Large Sample population age norms for visual acuities obtained with vistech – teller acuity cards.Investigativeophthalmology&visual science, v. 36, n. 3, p.657-670, 1995. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/15307725_Large_sample_population_age_norms_for_visual_acuities_obtained_with_Vistech-Teller_Acuity_Cards. Acesso em: 25/10/2020.
SOUZA, A. G. G.; BENETTI, B.; FERREIRA, C. I. B.; FIX, D.; OLIVEIRA, R. S. C.; PURIM, K. S. M. Avaliação e triagem da acuidade visual em escolares da primeira infância. RevBrasOftalmol, v. 78, n. 2, p. 112-116, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbof/v78n2/0034-7280-rbof-78-02-0112.pdf. Acesso em: 25/10/2020.
VIEIRA, J. K.; REZENDE, G. X.; ANASTACIO, L. B.; FILHO, R. T. F.; BENEVIDES, H. C. C.; FONSECA, J. M.; PEREIRA, M. V. S.; MOTA, F. M. Prevalência de baixa acuidade visual em escolares. RevBrasOftalmol, v. 77, n. 4, p. 175-179, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbof/v77n4/0034-7280-rbof-77-04-0175.pdf. Acesso em: 25/10/2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Revista Experiências e Evidências em Fisioterapia e Saúde - ISSN 2595-7872