SHANTALA COMO PROPOSTA DE TRATAMENTO COMPLEMENTAR EM CRIANÇAS COM ANSIEDADE NO PERÍODO DE PANDEMIA

Vanessa do Nascimento, Leandro José Kovalski, Christiane Trevisan Slivinski

Resumo


Com intuito de diminuir a propagação da COVID-19, diversos países adotaram o isolamento social. Essa atitude está gerando prejuízos para a saúde mental das pessoas, entre eles encontra-se a ansiedade. Alguns estudos já comprovaram a eficácia da massagem para a redução desses sintomas. O objetivo do presente estudo foi propor a técnica de massagem indiana Shantala como tratamento fisioterapêutico para a ansiedade gerada pelo isolamento social em crianças. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura para verificar o aumento de sintomas de sofrimento psicológico, como ansiedade, em crianças. A literatura revisada evidenciou que a maioria dos indivíduos tiveram um aumento desses sintomas. Conclui-se que o isolamento social devido a pandemia aumentou a ansiedade em crianças, portanto sugere-se a aplicação da Shantala a fim de evidenciar a eficácia da técnica para o tratamento.

Palavras-chave


Ansiedade; crianças; massagem; pandemia; fisioterapia.

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