O USO DA LASERTERAPIA NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS PLANTARES EM PACIENTES PORTADORES DA HANSENÍASE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Emily Aparecida Castanho, Luiz Eduardo Chi, Vanessa do Nascimento, Mikaela Correa

Resumo


A hanseníase é uma patologia que acomete o tecido cutâneo e o sistema nervoso periférico, gerando limitações que podem interferir na qualidade de vida e na vida social dos pacientes. Seu tratamento resume-se no uso de medicamentos e fisioterapia, logo há necessidade de pesquisar novos métodos terapêuticos, sobretudo em relação à cicatrização de úlceras, que é um dos principais danos causados pela doença. Recentemente tem sido adotado o uso da laserterapia de baixa intensidade como recurso para aumentar a vascularização, diminuir a dor e reduzir o diâmetro das feridas. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do uso do laser de baixa intensidade no processo de reparo tecidual das úlceras plantares nos pacientes com hanseníase. Através de uma revisão bibliográfica com ensaios clínicos na língua inglesa e portuguesa, tendo como fonte as plataformas Scielo, Pubmed e BVS, foram incluídos na pesquisa quatro artigos que apresentaram a aplicação da laserterapia como tratamento para úlceras plantares. Como resultados apresentaram sinais positivos em relação à vascularização, diminuição da dor, do exsudato e também referente ao tamanho da lesão.

Palavras-chave


Hanseníase, Úlcera plantar, Fisioterapia, Laserterapia.

Texto completo:

PDF

Referências


Barreto et al. Clinic-epidemiological evaluation of ulcers in patients with leprosy sequelae and the effect of low level laser therapy wound healing: a randomized clinical trial. Barreto and Salgado BMC Infectious Diseases, 2010.

Gonçalves et al. Promovendo a cicatrização de úlceras hansênicas e não hansênicas com Laserterapia: ensaio clínico em unidades ambulatoriais do Sistema único de Saúde. Hansen. tnt., 2000.

Henriques et al. Ação da laserterapia no processo de proliferação e diferenciação celular. Revisão da literatura. Rev. Col. Bras, 2010.

Marques et al. Atuação fisioterapêutica no tratamento de úlceras plantares em portadores de hanseníase. Hansen. Int, 2003.

Orsini et al. Estudos clínicos, imunopatológicos e eletrofisiológicos dos nervos periféricos na hanseníase. Rev Neurocien, 2007.

Véras et al. Função eletromiografia, grau de deficiência e dor na hanseníase, pacientes em tratamento de mobilização neural. Revista da sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2012.

Xavier et al. Cicatrização de feridas decorrentes da hanseníase utilizando laser de baixa intensidade. Hansen Int, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Experiências e Evidências em Fisioterapia e Saúde - ISSN 2595-7872