EFEITOS DA REALIDADE VIRTUAL COM O NINTENDO WII NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES PORTADORES DE AUTISMO

Izabela Bertoja, Fernanda Brondani

Resumo


Resumo: O Autismo é caracterizado por distúrbios na infância afetando o desenvolvimento da criança, prejudicando as habilidades comunicativas, sociais e comportamentais. Criado em 2006 nos Estados Unidos, o Nintendo Wii é um game no qual o usuário tem a sensação de realizar diferentes movimentos de esportes, capturado através de sensores, fazendo com que o jogador sinta-se dentro do jogo. Tendo em vista que a gameterapia une diversão e reabilitação, os movimentos corporais geram estímulos para que o indivíduo possa adquirir mais atenção e concentração, gerando resultados satisfatórios no seu tratamento diferencial. Objetivos: avaliar o perfil do autista, após intervenção fisioterapêutica através da gameterapia proporcionando melhora das estereotipias, atenção e concentração. Metodologia: aplicado em 10 crianças de ambos os sexos, entre 5 a 18 anos, onde os pais responderam a Escala de Comportamento Adaptativo antes e após intervenção com a gameterapia, onde se analisou seu comportamento cognitivo e motor.  Resultados: apresentaram resultados satisfatórios apenas de 10% da amostra, devido ao curto tempo de aplicação da gameterapia, apresentando melhora em cinco quesitos das vinte e cinco questões submetidas. Conclusão: sugere-se a realização de pesquisas com maior tempo de aplicação, para alcançar resultados significativos relacionados aos efeitos da gameterapia na reabilitação cognitiva e motora.

Palavras-chave: autismo, jogos de vídeo, Nintendo Wii, fisioterapia.


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