PROPOSTA DE TRATAMENTO DE FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO: UM ESTUDO DE CASO

Cristiane Cristy Bulyk Veiga, fernanda marques Brondani, fernanda marques Brondani, Fulvia Angeline de Carvalho Franco, Fulvia Angeline de Carvalho Franco

Resumo


O joelho é uma articulação bastante suscetível às lesões traumáticas por ser submetido a esforços; devido a esse fato a intervenção cirúrgica tem se evidenciado quando se trata de joelho. A artroplastia total de joelho (ATJ) é um dos procedimentos cirúrgicos mais utilizados para estes casos. Como forma de reabilitação fisioterapêutica para o pós-operatório (PO) de ATJ, ressalta-se neste trabalho a fisioterapia aquática devido ao seu benefício proporcionado pela redução da ação da gravidade, reduzindo assim o impacto articular. O objetivo deste estudo foi elaborar um protocolo de tratamento e avaliar os benefícios que a fisioterapia aquática traz aos pacientes submetidos à ATJ; analisando a diminuição da dor, ganho de amplitude de movimento (ADM) e o ganho de força muscular. Foi realizado um estudo básico quantitativo durante os meses de abril e maio de 2010. Participou do estudo a paciente C.N, sexo feminino, 81 anos, residente na cidade de Ponta Grossa – PR, apresentando 1 mês de PO de ATJ em joelho direito. Realizou-se 15 sessões de hidroterapia, duas vezes por semana, durante dois meses com duração de 45 minutos cada sessão, na piscina de clínica de Fisioterapia do CESCAGE. Após as 15 sessões foi realizada uma reavaliação onde se obteve como resultado a diminuição do quadro álgico, aumento da ADM de joelho direito e aumento de força muscular de membros inferiores (MMII).

 

 

Palavras- Chave: Artroplastia Total de Joelho, Reabilitação, Fisioterapia Aquática.

 

 


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BATES, A; HANSON, N. Exercícios Aquáticos Terapêuticos. São Paulo: Manole, 1998.

KENDALL, F. P; MC CREARY, E. K.; PROVANCE, P. G. Músculos: Provas e Funções. 4 ed. São Paulo: Manole, 1995.

KAPANDJI, A.I. Fisiologia Articular: Membro Inferior. 5 ed. Vol 2. São Paulo: Médica Panamericana, 2000.

HOPPENFELD, S; Propedêutica Ortopédica. São Paulo: Atheneu, 2004.

CAMANHO G.L. Tratamento da osteoartrose do joelho. Rev Bras Ortop _ Vol. 36, Nº 5. Maio, 2001

SALMELA, L. F. T, et al. O impacto da movimentação passiva contínua no tratamento de Pacientes submetidos a artoplastia total de joelho. Acta Fisiátrica 10. Abril, 2003.

KISNER, C; COLBY, L.A. Exercícios Terapêuticos: Fundamentos e Técnicas. 4 ed. São Paulo: Manole, 2005.

CAMANHO G.L; OLIVI R; CAMANHO L.F. Artroplastia total de joelho em pacientes idosos portadores de osteoartrose. Revista Brasileira de Ortopedia. Vol 33, n° 4. abril, 1998.

MORAES, C.N. Efeito do método dos anéis do bad ragaz na reabilitação de pacientes submetidos à artroplastia total de quadril. Monografia. Universidade do Sul de Santa Catarina.Tubarão, 2005.

CAMPION, M.R. Hidroterapia: Princípios e Prática. São Paulo: Manole, 2000.

GRAVA, J. Hidroterapia aplicada à reabilitação do joelho. Medicina Esportiva, 2007.

DELISA, J.A et al. Tratado de Medicina de Reabilitação: Princípios e Prática. 3 ed. Vol 1. São Paulo: Manole, 2002.

CANDELORO, J.M. Tratamento Aquático – Hidroterapia, Fisioterapia e Reabilitação: Bad Ragaz. Disponível em: http://www.poolterapia.com.br. Acesso em 14 de outubro de 2009.

ROQUE et al. AquaBrasil – Bad Ragaz. Disponível em: http://www.aquabrasil.info/bad_ragaz1.shtml. Acesso em 28 de outubro de 2009.

SAVIATTO, J.M. Hidroterapia como método de reabilitação de pacientes submetidos à artroplastia total de quadril. Monografia: Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão, 2006.

Escala Visual Analógica. Disponível em: http://www.sogab.com.br/escalavisualanalogica.doc. Acesso em 30 de outubro de 2009.

MARQUES, Amélia. P. Manual de Goniometria. 2ed. São Paulo: Manole, 2003.

ZIMMERMANN, Isabela Dantas; CARVALHO, Patrícia Martins. A Importância do Método dos Anéis de Bad Ragaz na Reabilitação Total do Quadril. Bahia, 2001. Disponível em: .

BIASOLI, Maria Cristina; MACHADO, Christiane Márcia Cassiano. Hidroterapia: técnicas e aplicabilidades nas disfunções reumatológicas. Temas de Reumatologia Clínica. Vol 7. N 3. Junho, 2006.

THEREZA, Natalia Polastri et.al Avaliação da Flexibilidade após o programa de hidrocinesioterapia em um grupo de idosos. Disponível em http://www.fibbauru.br/files/AVALIA%C3%87%C3%83O%20DA%20FLEXIBILIDADE%20AP%C3%93S%20O%20PROGRAMA%20DE%20HIDROCINESIOTERAPIA.pdf. Acesso em 20/04/2010.

TOVIN, BJ; WOLF, SL; GREENFIELD, BH; CROUSE, J; WOODFIN, BA. Comparison of the effects of exercise in water and on land on the rehabilitation of patients with intra-articular anterior cruciate ligament reconstructions. Phis Ther. 1994.

CARREGARO, Rodrigo Luiz; TOLEDO, Aline Martins de. Efeitos fisiológicos e evidências cinetíficas da eficácia da fisioterapia aquática. Revista Movimenta; Vol 1, N 1, 2008.

CANDELORO, JM; CAROMANO, FA. Efeito de um programa de hidroterapia na flexibilidade e na força muscular de idosas. Ver Bras Fisioter. 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Experiências e Evidências em Fisioterapia e Saúde