HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EVOLUTIVA NA VILA NOVA EM PONTA GROSSA-PR
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso propõe o desenvolvimento de um projeto habitacional flexível, alternativa sugerida para redução do déficit habitacional da cidade de Ponta Grossa. A escolha do tema surgiu devido à preocupação com a qualidade da inserção atual das habitações sociais, tanto pelas longas distâncias do centro urbano, quanto pela dificuldade de ampliações devido escolhas de materiais. Para atingir o objetivo do conceito de habitação evolutiva que é a tipologia entregue aos moradores com dimensões mínimas, mas que permite ampliações futuras se adaptando as necessidades dos habitantes, optou-se pelo uso de alvenaria estrutural método que permite modulação sem grandes resíduos. Surgindo assim duas tipologias habitacionais mínimas propostas uma casa térrea e um sobrado multifamiliar, ambos com previsão de modificações futuras. O terreno escolhido está localizado em região com boa infraestrutura, porém como em boa parte da cidade possui moradias irregulares e famílias em situações precárias, condição que promove a segregação social e territorial. Para atingir o objetivo a ser estudado, serão utilizadas de pesquisas bibliográficas, cartográficas e referenciais de projetos já executados, levando em consideração as características espaciais e habitacionais já existentes, levantamentos das condicionantes do terreno e seu entorno. Para isso, os dados serão compilados e aplicados no desenvolvimento do projeto adequado para a região.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
GERHARDT, T. E. e SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em : Acesso em 20 de setembro.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas S. A., 2008.
MARTINS, M. S., ROMANINI, A., MUSSI, A. Q., FOLLE, D. PROJETO DE HABITAÇÕES FLEXÍVEIS DE INTERESSE SOCIAL. OCULUM, Campinas, v.10, n.2, p. 301 – 310, 2013. Disponível em: < file:///C:/Users/aplom/Downloads/2148-4578-1-SM.pdf>. Acesso em: Acesso em 20 de setembro.
Prefeitura de Ponta Grossa. Geoprocessamento corporativo. Disponível em:< http://geoweb.pontagrossa.pr.gov.br/> Acesso em 20 de setembro.
GONÇALVES, F. R. Direitos sociais: direito a moradia. 2013. Disponível em: < https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-constitucional/direitos-sociais-direito-a-moradia/>. Acesso em 20 de setembro.
SIMEPAR. Sistema de tecnologia e monitoramento Ambiental do Paraná. Disponível em:< http://www.simepar.br/prognozweb/simepar> Acesso em: Acesso em 20 de setembro
MUSSI, A. Q. Projeto de HIS evolutiva: Gramática da forma para ampliação da Unidade Habitacional mínima. In: 2º Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído X Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios, 2011, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: < https://pdfs.semanticscholar.org/f3b3/69ec8565bb6f5d0f77e94e47ba17fd7d1357.pdf>. Acesso em 20 de setembro.
VILA, C. F. Modular: habitação social flexível e evolutiva. São Paulo: Unesp, 2018. Disponível em: < https://issuu.com/camillavila/docs/tfg_ii_-_camilla_vila>. Acesso em 20 de setembro.
ESTATUTO DA CIDADE. Disponível em: Acesso em 20 de setembro.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586

