ESTUDO COMPARATIVO DE CUSTOS ENTRE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO PRÉ-FABRICADAS E ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO CONVENCIONAL

Rafael Ramos da Silva, Thaís Aparecida de Oliveira, Rodrigo Uczak, Marcia Regina Werner Schneider Abdala

Resumo


O grau de concorrência no setor da construção civil aumentou, as empresas que atuam neste ramo estão cada dia mais competitivas procurando métodos novos e mais eficazes que reduzam os custos e o prazo de entrega sem perder a qualidade. O método construtivo que lidera as construções é o convencional de moldagem de concreto in loco, porém, outros sistemas construtivos têm conquistado espaço, como a industrialização da construção civil com os pré-fabricados de concreto que se tornam alternativas de otimização da mão de obra e recursos. O objetivo deste trabalho é ralizar uma análise de viabilidade entre o sistema construtivo de concreto armado pré-fabricado e o convencional. Para o levantamento do quantitativo de materiais e de mão de obra foi utilizado como referência o projeto de um novo empreendimento industrial de produtos sustentáveis em Ponta Grossa-PR. Com a realização do estudo observou-se que os valores dos materiais utilizados na estrutura são semelhantes e a diferença está na mão de obra e no canteiro de obras. O método construtivo que apresentou melhor custo benefício foi o pré-fabricado.


Palavras-chave


Estrutura. Método Construtivo. Custos. Pré-moldado.

Texto completo:

PDF

Referências


ABCIC – Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto. Curso Sistemas Pré-fabricados de Concreto. Curso Básico ABCIC - Construction EXPO 2013. São Paulo, 2013. Disponível em: Acesso em: 15 nov. 2019.

ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland. Fôrmas de madeira para estrutura de concreto armado de edifícios comuns. São Paulo, n. 50, 1994.

ACKER, Arnold Van. (FIP-2002) – Tradução: Marcelo Ferreira (ABCIC-2003). Manual de Sistemas Pré-Fabricados de Concreto. 2003.Disponível em: http://apoiodidatico.iau.usp.br/projeto3/2013/manual_prefabricados.pdf. Acesso em: 23 março de 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9062: Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado. Rio de Janeiro, 2017.

DEBS, Mounir Khalil El. Concreto Pré-Moldado: Fundamentos e Aplicações. 1. Ed. São Carlos: EESC – USP, 2000.

LIMA, Rondinely Francisco de. Técnicas, Métodos e Processos de Projeto e Construção do Sistema Construtivo Light Steel Frame. 2013. 79p. Dissertação (Mestrado em Construção Civil) – Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais Belo horizonte, Belo Horizonte.

IGLESIA, Tiago B. Sistemas Construtivos em Concreto Pré-moldado. 2006, 65 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil). Faculdade de Engenharia Civil. Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo, 2006.

SERRA, S.M.B.; FERREIRA, M.de A.; PIGOZZO, B. N. Evolução dos Pré-fabricados de Concreto. 2005. 1º Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-Moldado. São Carlos, 2005. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3020. Acesso em: 24 set. 2019.

SOUZA, R.; ABIKO. A. Metodologia para desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão de qualidade em empresas construtoras de pequeno e médio porte. São Paulo: EPUSP, 1997.

TELES, Alice Amorim. Estudo comparativo entre métodos construtivos de concreto moldado in loco e concreto pré-fabricado, por meio da plataforma BIM. 2017, 48 f. Monografia de Projeto Final. Universidade de Brasília. Faculdade de Tecnologia. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Brasília, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586