A ARQUITETURA E O PROCESSO DE APRENDIZADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MONTESSORIANO, COM ÊNFASE EM ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS

Isabele Zem Lazarini, Gabriela Kratsch Sgarbossa

Resumo


A Educação Infantil é uma etapa de ensino essencial para crianças em primeira fase estudantil, uma vez que, garante o desenvolvimento cognitivo, motor, lúdico e social, através das experiências vivenciadas. Considerando esta relevância, algumas problemáticas ainda decorrem em relação ao tema, como a grande demanda na procura por vagas em estabelecimentos que atendam crianças em faixa etária de 0 a 5 anos, a falta de infraestrutura e acessibilidade em edifícios escolares. Visto isso, este trabalho tem por objetivo estabelecer diretrizes projetuais, e através delas desenvolver o projeto de um Centro de Educação Infantil, no município de Castro, no Paraná. Por tratar-se de um ambiente para o público infantil, que instiga a imaginação e ludicidade, será aplicado o método de ensino Montessori. Através de pesquisa bibliográfica e documental, realizou-se uma análise acerca do tema, das condicionantes do terreno previsto, e das estratégias a serem adotadas, estabelecendo a sustentabilidade como uma dessas. Com isso, após o desenvolvimento das propostas prévias, foram elaborados os elementos gráficos do projeto, como implantação, plantas baixas e demais componentes necessários, de acordo com os parâmetros exigidos e estudos anteriores de setorização, fluxos e funcionalidade, assim como o equilíbrio do volume proposto, segundo conceito e partido arquitetônico estabelecidos.


Palavras-chave


Edifício Escolar, Montessori, Sustentabilidade.

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