REFÚGIO UNIÃO FEMININA - PROJETO ARQUITETÔNICO DE UM ABRIGO PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

Fernanda Muniz de Resende, Edson Maia Villela Filho

Resumo


: A violência doméstica contra a mulher obteve grande crescimento nos últimos anos no Brasil e ao redor do mundo, consequentemente houve um grande aumento de mulheres que vão à procura de ajuda para sair desta realidade. As vítimas e seus dependentes ficam a mercê desta violência na maioria dos casos por falta de um abrigo, e pela falta de renda por não possuírem estudos ou uma carreira de trabalho. Em cima desses dados, foi realizado um projeto arquitetônico, de abrigo e acolhimento para essas mulheres e seus filhos menores de idade. Este ambiente tem como objetivo abrigar as vítimas por curto ou longo prazo, incentivando a reabilitação e integração dessas mulheres no mercado de trabalho. Além de serem acolhidas, o projeto tem como objetivo oferecer cursos profissionalizantes, atendimento médico e psicológico, áreas de lazer, jardins centrais, e áreas de integração, o que resulta em um espaço que oferece um verdadeiro lar para estas mulheres e seus dependentes, para que quando saiam deste abrigo, possam ter qualidade de vida, e estabilidade profissional e psicológica.

Palavras-chave


Acolhimento, Segurança, Lar provisório.

Texto completo:

PDF

Referências


DATASENADO, Instituto. Pesquisa Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher - Relatório da pesquisa com tabelas descritivas 2015. Disponível em: Acesso em: 16 de ago. de 2020.

AGÊNCIA SENADO. Nos 14 anos da Lei Maria da Penha, senadoras pedem ações e mais educação. Disponível em: Acesso em: 10 de set. de 2020.

MIRANDA, Bruna Woinorvski de; AMARAL, Alessandra Pimentel Munhoz do; LAZARIN, Katriny Renosto. Juizado de Violência contra a Mulher de Ponta Grossa: contextualizando a realidade e desvelando possibilidades de atuação. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5763622>. Acesso em: 10 de set. de 2020.

SILVA, Taís Cerqueira. Diretrizes Nacionais para o Abrigamento de Mulheres em Situação de Risco e Violência. Disponível em: Acesso em: 17 de set. de 2020.

GAZETA DO POVO. Com ampliação do orçamento, 25 unidades da Casa da Mulher Brasileira serão instaladas até 2021. Disponível em: < https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/com-ampliacao-doorcamento-25-unidades-da-casa-da-mulher-brasileira-serao-instaladas-ate2021/>. Acesso em: 16 de ago. de 2020.

VIEIRA, Pamela Rocha; GARCIA, Leia Posenato; MACIEL, Ethel Leonor Noia. Isolamento social e o aumento da violência doméstica: o que isso nos revela? Disponível em: . Acesso em: 11 de ago. de 2020.

GUIMARÃES, Maisa Campos; PEDROZA, Regina Lucia Sucupira. Violência contra a mulher: problematizando definições teóricas, filosóficas e jurídicas. Disponível em: Acesso em: 11 de ago. de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586