Arquitetura Comercial: Microcervejaria Integrada com Bar na Cidade de Ponta Grossa

Glauber Santos de Matos Araujo, Andressa Maria Woytowicz Ferrari

Resumo


A experiência de compra e consumo de cervejas vem se tornando cada vez mais complexa, seja pela diversidade em alternativas no atual mercado, pelos desafios de atrair clientes ou pela estimulação de compra. Isso torna-se um desafio para a arquitetura comercial. Assim, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto arquitetônico de uma Microcervejaria na cidade de Ponta Grossa, Paraná, onde, atualmente, o setor microcervejeiro vem crescendo e alavancando fatores econômicos e turísticos. A área delimitada para inserção do projeto está localizada no bairro Jardim Carvalho. O projeto conta com espaços para produção, onde é possível criar e fabricar cerveja de forma artesanal, contando com alas de visitação e aprendizado, voltadas aos ciclos históricos e sua evolução, e ainda um bar, buscando atrair consumidores e fomentar encontros sociais entre os usuários. A integração desses ambientes promove um adequado espaço físico para consumo e fabricação de cerveja, atrelado a um novo conceito que visa propiciar momentos de lazer e prazer. Inicialmente, foram estabelecidos o programa de necessidades, setorização, organograma e fluxograma. Posteriormente, elaborou-se o projeto arquitetônico final por meio de desenhos de implantação, plantas baixas, perspectivas, planta de paisagismo e detalhamento de elementos arquitetônicos. Os métodos de estudos utilizados estão embasados em visita técnica, levantamentos in loco, pesquisas documentais e bibliográficas. Todas essas etapas contribuíram para o desenvolvimento e conclusão do projeto.

Texto completo:

PDF

Referências


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ. Cooperativas confirmam construção de maltaria em ponta grossa; investimento previsto é de r$ e bilhões. 2021. Disponível em: < https://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=112974&tit=Co operativas-confirmam-construcao-de-maltaria-em-Ponta-Grossa-investimento previsto-e-de-R-3-bilhoes >. Acesso em: 25 de junho. 2021.

ALBERNAZ, Maria Paula e LIMA, Cecília Modesto. Dicionário Ilustrado de Arquitetura. São Paulo: Proeditores, 1998.

FUGMANN, W. Os alemães no Paraná: ed. UEPG, 2008.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12ª edição, São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2006.

MOSS, O. F. Potencialidade Turística e o Consumo e Comercialização de Cerveja Artesanal em Ponta Grossa - Paraná. 2015. UEPG, trabalho de conclusão de curso.

NILTONCI C. B. Do Centro Comércio e Indústria ao Selo Social: Economia e Sociedade Ponta-Grossense. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2006.

PLANO DIRETOR. Prefeitura de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Planejamento, Departamento de Urbanismo, 2006. Disponível em: < http://www.pontagrossa.pr.gov.br/urbanismo >. Acesso em: 24 de junho. 2021.

SANTOS, Luan. Marcas de cerveja: Confira as que mais vendem. Sischef, 2018. Disponível em: < https://sischef.com/blog/marcas-de-cerveja-mais-vendidas >. Acesso em: 25 de junho. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586