Empowerment Aplicado à Gestão de Pessoas

Igor Viana Guimarães

Resumo


O presente artigo trata sobre a ferramenta de gestão empowerment (empoderamento) utilizada em grandes empresas para garantir a melhor performance de seus funcionários, para diminuir a burocracia e lentidão em processos, reduzindo os custos da empresa tendo colaboradores mais motivados em busca de resultados. Será analisado o comportamento dos funcionários em um polo modelo de uma empresa que trabalha com a venda de projetos e equipamentos, verificando como pode ser feito a descentralização da tomada de decisão, dando esse “poder” aos funcionários, aumentando o nível de motivação criando um ambiente competitivo.


Referências


CARDOSO, JR; FELIX, W. A inteligência competitiva aplicada nas organizações do conhecimento do modelo de inteligência estratégica para implementação e gestão de novos negócios. 2003. 209p. Tese em doutorado. Univesidade Federal de Santa Catarina, Florianopolis – SC, 2003.

CHIAVENATO, IDALBERTO. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. -4.ed-. -Barueri, SP: Manoele, 2014.

GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. – 6.ed. – São Paulo. Atlas. 2008.

OLIVEIRA, U.R; RODRIGUES, M.V.R. Empowerment como ferramenta de gestão de pessoas para a redução dos custos e aumento da eficiência operacional: Um estudo de caso em uma instituição financeira. XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Florianópolis – Santa Catarina, novembro 2004.

RODRIGUES, C.H.R; SANTOS, F.C.A. Empowerment: Ciclo de implementação, dimensões e tipologia. Gestão e Produção. Universidade de São Paulo. São Paulo – SP, dezembro 2001.

WILKINSON, A. Empowerment: Theory and practice. Personnel Review. V.27, n.1. 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586