ARQUITETURA NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS: NOVA PROPOSTA PARA CLÍNICA FEMININA EM PONTA GROSSA/PARANÁ
Resumo
A dependência química é um assunto que vem ganhando espaço em discussões sobre métodos de terapias e tratamentos, porém ainda o método conhecido mais eficaz é o internamento em clinicas para recuperação, onde os pacientes passam por atendimentos com médicos, psicólogos e psiquiatras, além das seções de terapia em grupo. Na cidade de Ponta Grossa-PR, foi identificada a carência de Comunidades Terapêuticas especializadas no tratamento de mulheres e a falta de infraestrutura nas clinicas já existentes, além das grandes filas de espera para atendimento no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Outras Drogas (Caps-ad), o qual é o único órgão público destinado a dar o devido suporte as pessoas na situação de dependência química. Desta maneira, com o auxílio de pesquisas bibliográficas foi possível produzir resultados preliminares como, programa de necessidades, implantação e volumetria prévios. Mais tarde, será produzido o anteprojeto arquitetônico para uma Comunidade Terapêutica na cidade de Ponta Grossa, especializada no tratamento de mulheres em todas as idades, com vagas também para atendimento público, propondo um Caps-ad anexo á Clinica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
COMAD, Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas. Prefeitura de Ponta Grossa. Relatório: Ações do COMAD-PG 2018. Disponível em: https://www.pontagrossa.pr.gov.br/fms/comad. Acesso em: 30 mar. 2021.
CORRÊA, Rubens Gomes. Introdução à Reabilitação de Dependentes Químicos. E-tec Brasil. Curitiba, 2011. 183p. Acesso em: 23 mar. 2021.
ESTUDO da OMS considera dependência química um transtorno mental. In: Empresa Brasil de Comunicação, 18 mar. 2004. Disponível em: https://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2004-03-18/estudo-da-oms-considera-dependencia-quimica-um-transtorno-mental. Acesso em: 23 mar. 2021.
FONTES, Maria Alice. O que é a Dependência Química? Tipos de drogas, efeitos e tratamentos. 11 p. Disponível em: https://www.cemp.com.br/arquivos/98752_66.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586

