STRIP MALL E A CRESENTE NESSECIDADE DE NOVAS TIPOLOGIAS COMERCIAIS

Felix Wendell Til, Silvia B. de S. Ferreira

Resumo


 

Ponta Grossa é um município o qual possui a quarta maior população do estado do Paraná, porém nela existe poucos centros comerciais com a característica de praticidade e seu desenvolvimento econômico no que se trata de modelos de comércios disponíveis no mercado. Cabe ao presente trabalho apresentar o embasamento para um projeto que visa entender de que maneira é possível conceber a estruturação de uma sociedade mais socio colaborativa para o futuro de Ponta Grossa, a partir da implantação de um projeto arquitetônico que estimule o trabalho e a gestão de espaços compartilhados. A proposta contempla o anteprojeto arquitetônico de um strip mall, que abriga em seu programa diversidade de lojas, academia, café/bar e estacionamento gratuito. Busca-se através da criação do espaço strip mall, proporcionar ambientes mais práticos, para que a falta de tempo do dia-a-dia estimulem a criatividade, a inovação e a interação social entre todos que habitam a cidade 


Palavras-chave


Praticidade. Necessidade. Arquitetura comercial

Texto completo:

PDF

Referências


BORTULI, F. Espaços públicos de propriedade privada: Um olhar ao publico no Shopping Center. Rio Grande do Sul, 2015.

GUENTHER; Mariana; Como será o amanhã? O mundo pós-pandemia; 14 páginas- Revbea, São Paulo, 2020.

HISRICH, R. D.; PETERS, M. P.; SHEAPHERD, D. A. Empreendedorismo. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

MARTINS, BIANCA CAMARGO. Tanta gente sem casa, tanta casa sem gente: O direito ao centro da cidade. 279 páginas- Universidade Federal Do Paraná, Curitiba, 2019.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Covid-19: OMS diz que existe “longo caminho a percorrer” e complacência é o maior perigo. ONU News, Saúde, 22 abr. 2020. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/04/1711302.

RUIZ,João Antonio Martinez. Shopping Centers, exclusão. Análise a partir de bairros residenciais em Presidente Prudente – SP, 2004

SALGUEIRO; Teresa Barato; CACHINHO, Herculano. As relações cidade-comercio. Dinâmicas de evolução e modelo interpretativo. In CARRERAS,C.; PACHECO, S. M. M. (Org) Cidade e comercio: a rua comercial na perspectiva internacional. Rio de Janeiro: Armazém da Letras,2009.

SINÔNIMO- DICIONÁRIO DE SINÔNIMOS ONLINE. 2017. Disponível em: . Acesso em: 20, de outubro de 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586