LOGÍSTICA REVERSA COMO FERRAMENTA PARA REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS: UM EXEMPLO A SER SERGUINDO NO TOCANTE A RECICLAGEM QUÍMICA E O DESCARTE DE PILHAS NO ESTADO DO AMAZONAS

Rejane Dantas Cavalcante Cavalcante, Ely Sena De Almeida Almeida, Enily Vieira do Nascimento Nascimento, Márcia Helena Veleda Moita Moita

Resumo


Na natureza, uma pilha pode levar séculos para se decompor. Os metais pesados, porém, nunca se degradam em contato com a umidade, água, calor ou outras substâncias químicas. Os componentes tóxicos encontrados nas pilhas são: cádmio, chumbo e mercúrio e, todos afetam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões, pois eles são biocumultativos. O cádmio é uma substancia altamente cancerígena e o chumbo, por sua vez, pode provocar anemia, debilidade e paralisia parcial, já o mercúrio pode chegar a ocasionar mutações genéticas. Sem o devido tratamento, estas substancias vazam e contaminam tudo por onde passam: solo, água, plantas e animais. Neste trabalho mostra-se a logística reversa aplicada como uma ferramenta que auxilia na fomentação da consciência ambiental quando no tratamento da reciclagem de pilhas no estado do Amazonas. Mostra um estudo de caso do programa Papa-pilha, uma iniciativa do Banco Real em conjunto com a empresa Suzaquim no retorno das pilhas descartadas após o término da vida útil destes produtos.

Palavras-chave


Logística Reversa, Reciclagem de Pilha, Impacto Ambiental.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Resolução 257/99 , 28 de janeiro de 1999. Diário Oficial da União, Poder Executivo , DF, 1999. Disponível em : . Acesso em: 5 out. 2008.

CALDERONI, S. Os bilhões perdidos no lixo. Editora Humanitas, USP,1997.

GUERRA, P. P. G. Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais. Rio de janeiro: Thex,1999.

IPAAN. Máfia do lixo. Disponível em . Acesso em 10 de janeiro de 2009.

JORNAL CIDADE, Rio Claro. Disponível em < http://www.abinee.com.br>. Acesso em 19 de abril de 2009.

LEITE, P. R. Logística Reversa: meio ambiente e competitividade. Editora Pearson, 2003.

REIGLER, N. M. L. V. Pilhas e Baterias no lixo urbano. Revista do trabalhador. Disponível Em . Acesso em 10 de janeiro de 2009.

ROQUE, W. Lixo tecnológico. Revista Empresas e Negócios, v. 243, abr, 2009.

SANTOS, F. A empresa Suzaquim. Disponível em . Acesso em 10 de janeiro de 2009.

VILHENA, J. Lixo ambiental. Disponível em: . Acesso 20 Set.2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586