O PROCESSO DE BRIQUETAGEM COMO ALTERNATIVA DE SUSTENTABILIDADE PARA AS INDÚSTRIAS MADEIREIRAS DO MUNICÍPIO DE ARIPUANÃ-MT

Elio Sandro Zago, Anderson Gheller Froehlich, Pedro Henrique Pelegrini, Marcos Aurélio Sifuentes

Resumo


Este estudo trata-se do processo de reaproveitamento de resíduos das indústrias madeireiras do município de Aripuanã-MT, enfocando os aspectos ambientais como estratégia para redução de queimadas e outros danos ecológicos. O objetivo central foi verificar se as indústrias do setor  utilizam de práticas ambientalmente corretas em relação aos resíduos dessas madeireiras. Através de pesquisa de campo, com entrevistas informais aos gerentes e responsáveis pela área de produção dessas empresas, constatou-se que das 27 empresas legalizadas nos órgãos de fiscalização estadual e federal, apenas 2 fazem o reaproveitamento, principalmente para produzir energia, através do processo de biomassa. As demais madeireiras despejam esses resíduos no próprio terreno, ficando mais susceptível a outros danos ambientais, como as queimadas. Pela enorme quantidade de resíduos gerados pelas madeireiras do município, a pesquisa demonstrou que há demanda suficiente para implantação de um fábrica de briquetes, contribuindo para a redução dos resíduos e para práticas mais sustentáveis do setor madeireiro.

Palavras-chave


: Reaproveitamento de resíduos, Indústria madeireira, Briquetagem.

Texto completo:

PDF

Referências


BIOMASSA E BRIQUETES. Disponível em: http://www.lippel.com.br. Acesso em: 15/05/2010.

BIOMAX. Briquetes. Disponível em: http://www.biomaxind.com.br/site.html. Acessado em: 18/05/2010

BRIQUETES NO BRASIL. Disponível em: http://www.infoener.iee.usp/br/scripts. Biomassa/texto/ br_briquete. ssp. Acesso em: 03/06/2010.

ECO INDUSTRIAL, Briquetes. Disponível em: http://www.ecoind.com.br/. Acesso em: 18/05/2010.

FONTES, P. J. P., 1994, “Auto-Suficiência Energética em Serraria de Pinus e Aproveitamento dos Resíduos”, dissertação de Mestrado do curso de Pós- Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

GROVER, P. D.; MISHRA, S. K. Biomass briquetting: technology and practises. FAO, April 1996. Disponível em: http://www.rwedp.org. Acesso em: 11/05/2010.

LIPPEL. Briquetadeira. Disponível em: http:// www.lippel.com.br/ Acesso em: 17/05/2010.

NACBRIQUETES. Briquetes. Disponível em: http:// www.nacbriquetes.com.br/. Acesso 16/ 05/2010.

O PROCESSO DE BRIQUETAGEM. Disponível em: http://www.komarek.com.br/process /index.html. Acesso em: 27/04/2010.

PEREIRA, M. Prevenção e manutenção de máquinas na Eco Industrial. Trabalho de Graduação. Faculdade do Instituto Brasil. Anápolis. 2006.

QUIRINO, Waldir Ferreira. Características De Briquetes De Carvão Vegetal a Seu Comportamento na Combustão. 1991.80f. Dissertação. Escola Superior Luiz de Queiroz-Universidade de São Paulo. Piracicaba.

REIS, Dálcio Roberto dos, Gestão da inovação tecnológica/ Dálcio Roberto dos Reis. – 2 ed. – Barueri; SP: Manole, 2008. Disponível em: http://www.mundoflorestal.com.br/arquivos/indice.pdf. Acesso em: 19/05/2010

SILVEIRA. Monica Silva, Aproveitamento Das Cascas De Coco Verde Para Produção De Briquete Em Salvador –BA. Monica Silva Silveira. Disponível em: http://www.teclim.ufba.br/site/material_online/dissertacoes/dis_monica_silveira.pdf. Acesso em: 16/05/2010


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586