EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL ATRAVÉS DO PROJETO RIO DA MINHA RUA DA CIDADE DE LONDRINA-PR

Zuleide Maria Janesch, Miriam Lauriano Rodrigues

Resumo


Com objetivo de propagar o Projeto “O Rio da Minha Rua” desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Londrina-Pr. e verificar como foi desenvolvido o processo de Gestão Ambiental deste Projeto no que tange à operacionalização da educação ambiental não formal, através da divulgação em massa e oficinas de conscientização, desenvolveu-se este trabalho. Trata-se de um novo modelo de Gestão Ambiental, que visa à educação ambiental e que deve ser seguido por todas as cidades. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi ex-pos-facto, bem como a revisão bibliográfica.  Concluiu-se que é uma maneira de planejar e gerir a cidade, com a participação em massa da população que, conhecendo o rio de sua rua, passa a preservar e garantir para esta e as futuras gerações, a perpetuação das bacias hidrográficas da cidade de Londrina.

Palavras-chave


Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Endereço Hidrográfico.

Texto completo:

PDF

Referências


ANGELIS NETO, G. As deficiências nos instrumentos de gestão e os impactos ambientais causados por resíduos sólidos urbano: O caso de Maringá/PR Tese, 1999 (Doutorado, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).

ANTUNES, P. de B. Direito Ambiental. 6ª ed. ampl. e atual. Rio de Janeiro: Lúmen Jurus. 2002.

DE ANGELIS NETO, G. ? DE ANGELIS, B. L. D..? SOARES, P. F. Áreas urbanas degradadas: relações com a gestão dos resíduos sólidos. RDE Revista de Desenvolvimento Econômico. Salvador. Ano VIII N º 13 - Janeiro. 2006.

DONAIRE, D. A Interiorização da variável ecológica na organização das empresas industriais. Tese (Livre Docência). Faculdade de Economia e Administração, Universidade de São Paulo. 1992.

FIORILLO, C. A. P. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 4ª. Ed. Ampl. São Paulo: Saraiva. 2003.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico do Brasil, Rio de Janeiro: IBGE. CD. 2000.

JUNQUEIRA, A. LEITE, Lesley. Política municipal de meio ambiente. In: Caderno do III Fórum de Educação Ambiental. Belo Horizonte: UFMG, 1994. p. 100- 115.

LANFREDI, G. F. Política ambiental: busca de efetividade de seus instrumentos. São Paulo ? Editora Revista dos Tribunais, 2002.

LEAL, M de S. Gestão ambiental de recursos hídricos: princípios e aplicações. Rio de Janeiro: CPRM. 1998

PALAVIZINI, R, S. Planejamento e gestão do ambiente: percepção complexa e atuação transdisciplinar. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. 2005. Disponível em http://www.caminhodasaguas.ufsc.br/Artigos/TESEROSEANEPALAVIZINI2006.pdf. Acesso em 04 de jan. 2008.

ROSA, R.? BRITO, J. L. S. Introdução ao geoprocessamento? sistema de informação geográfica. Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia. 104 p. 1996.

SCHENINI, P. C. ? NASCIMENTO, D, T. do? CAMPOS, E, T. Sustentabilidade SócioAmbiental na Gestão Municipal. COBRAC 2004 ? Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário ? UFSC Florianópolis. 2004.

TOLEDO, S. R de B. Indicadores da capacidade de gestão ambiental urbana dos governos locais nas cidades médias do Estado de São Paulo. (Dissertação de Mestrado) Rio Claro, SP UEP/CEPAM, 2005. Disponível em http://www.cepam.sp.gov.br/arquivos/artigos/dissertacao_bio.pdf. Acesso em 04 de jan. 2008.

TRAJBER, R. Educomunicação para coletivos educadores. In: Encontros e caminhos: formação de educador(es) ambientais e coletivos educadores/ Luiz Antonio Ferraro Junior, organizador. – Brasília: MMA, Diretoria da Educação Ambiental. 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586