CONSIDERAÇÕES SOBRE A INSERÇÃO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Talia Rafaelli Schantz Anhaia, Raquel Deonise Soczek, Karine Coelho Corrêa

Resumo


Os métodos de ensino utilizados atualmente podem ser aperfeiçoados com a inserção das mídias no ambiente escolar. Elas tornam-se uma ferramenta fundamental de apoio ao educador em todas as disciplinas, incluindo a Educação Ambiental que passa a ser inserida no currículo escolar que pode ser descrita como uma ação que determina um esforço de resgate de realidades e que permeia um compromisso com o futuro. É em consideração a importância da inserção das mídias na Educação Ambiental que apresentamos algumas discussões acerca da temática no processo de aprendizagem no contexto ambiental e seus benefícios no cotidiano escolar e na socialização de indivíduos. A interação das mídias e o ensino-aprendizagem da Educação Ambiental trazem melhorias não somente para a compreensão da temática, como para o ambiente escolar e as comunidades, estabelecendo as relações necessárias entre as informações e a realidade.

Palavras-chave


ensino, tecnologia, comunicação.

Texto completo:

PDF

Referências


A Última Arca de Noé. Disponível em: Acesso em: 22 nov. 2010.

ALMEIDA, F. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação e Educação. VOl. 8, nº 24. São Paulo, 2002.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

CYSNEIROS, P. Novas Tecnologias No Cotidiano da Escola. In: 23º REUNIÃO ANUAL DA ANPED (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO). Caxambu: UFPE, 2000.

Direito Ambiental - Artigo 3° da Lei 9.795 e seus incisos. Disponível em: < http://www.espacoacademico.com.br>. Acesso em: 22 nov. 2010.

GUERRA , A. F.; LIMA, M. B. A. Refletindo sobre a inserção da dimensão ambiental na formação docente. In: ZAKRZEVSKI, S. B; BARCELOS, V. (Orgs). Educação ambiental e compromisso social: pensamentos e ações: Erechim – RS, 2004.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, nº 118, março/ 2003.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

MENEGUZZO, I. S. Considerações acerca do atual contexto socioeconômico e educacional do Brasil e sua repercussão no pensamento de conservação ambiental. Curitiba, n. 13, p. 43-48, 2007. Editora UFPR.

MINC, C. Ecologia e cidadania. 2º Ed. São Paulo: Moderna, 2005.

MORAN, José Manuel. Desafios da TV e do Vídeo à Escola. Disponível em: HTTP://www.eca.usp.br/desafio.htm>. Acesso em 22 nov. 2010.

NEVES, Carmen Moreira de Castro. Tecnologias na Educação Presencial ou a Distância: Seis Lições Básicas. In: Pátio – Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MOUSINHO, P. Glossário. In: Trigueiro, A. (Coord.) Meio ambiente no século 21.

Rio de Janeiro: Sextante. 2003

Projeto de Educação Ambiental Parque Cinturão Verde de Cianorte. Disponível em: < http://www.apromac.org.br/ea005.htm>. Acesso em: 22 nov. 2010.

RAMOS, Luiz Fernando Angerami. Meio Ambiente e Meios e Comunicação. São Paulo : AnaBlume, 1995.

RICKLEFS, R. E. A economia da natureza. Desenvolvimento econômico e ecologia global. 5ª edição – Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.

RÉVILLION, A. A Utilização de pesquisas exploratórias na área de Marketing. RIMAR – Revista Interdisciplinar de Marketing, v.2, n.2, p.21-37, Jul./Dez. 2003.

ROSS, Jurandyr. Ecogeografia do Brasil: subsídios para planejamento ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.

SABERES geográficos: teorias e aplicações / Organização de Leandro Redin Vestena, Paulo Nobukuni, Márcia da Silva e Edivaldo Lopes Thomaz. Guarapuava: Unicentro, 2009.

SANTAELLA, Lucia. Cultura Das Mídias. São Paulo: Experimento. 1996.

SANTOS, Rozely F. dos. Planejamento ambiental: teoria e prática. São Paulo: Oficina de Textos, 2004.

SATO, M. Educação ambiental. RIMA: São Carlos – SP, 2003.

SORRENTINO, M. De Tbilisi a Tessaloniki. A educação ambiental no Brasil. In: JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA.1998. p.27-32.

TRAJBER, R. Educomunicação para coletivos educadores. In: Encontros e

caminhos: formação de educador(es) ambientais e coletivos educadores/ Luiz Antonio Ferraro Junior, organizador. – Brasília: MMA, Diretoria da Educação Ambiental. 2005.

Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Disponível em: . Acesso em: 22 nov. 2010.

VITTE, C. C. S/ KEINERT, T. M .M. Qualidade de vida, planejamento e gestão urbana: discussões teórico-metodológicas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586