A UTILIZAÇÃO DE TEXTOS SOBRE CIÊNCIA COMO PROBLEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA TÉRMICA NO ENSINO MÉDIO

Wyllyan Valentim Leal, João Amadeus Pereira Alves

Resumo


Objetivamos nesse trabalho compreender o potencial do uso de textos como contribuição no entendimento dos conceitos de Física Térmica pelos alunos de segundo ano do Ensino Médio. Neste processo, buscamos subsidiar condições para a interpretação pelos alunos de textos sobre ciência, relacionados ao conteúdo de Física Térmica, bem como elaborar junto aos alunos textos fundamentados conforme o conteúdo trabalhado. Esta proposta foi desenvolvida no Colégio Estadual Professor João Ricardo Von Borell Du Vernay, em Ponta Grossa (PR). O presente trabalho fundamenta-se na concepção de pesquisa denominada investigação-ação educacional e nos quatro momentos que são planejamento, ação, observação e reflexão, fundamentado nos três momentos pedagógicos, propostos por José André P. Angotti e Demétrio Delizoicov. Os dados foram coletados utilizando a investigação-ação educacional (MION, 2001), utilizando como ferramenta essencial o diário de campo, segundo um roteiro. Verificou-se a inexistência da prática da leitura por partes dos alunos, fator muito mais significativo de que a deficiência em conceitos da Matemática, pois antes de realizar as devidas operações matemáticas é necessário interpretar o enunciado do exercício ou problema a ser resolvido. Foi possível auxiliar os alunos a buscarem o domínio da leitura e escrita, fator fundamental para a interpretação e compreensão dos conceitos de Física Térmica e conseqüentemente o seu cotidiano social.


Palavras-chave


Leitura, textos sobre ciência, ensino de Física.

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