RELAÇÃO CRIANÇA E MEIO AMBIENTE: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ANÁLISE DO DESENHO INFANTIL
Resumo
Estudos anteriores demonstram que os elementos presentes em atividades gráficas, como no desenho, podem indicar conhecimentos, valores, dificuldades e interesses, além de possibilitar analisar a capacidade de raciocínio do ser humano. Este trabalho apresenta uma análise de como as crianças percebem e interpretam o meio ambiente, utilizando como ferramenta para a coleta de dados o desenho infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de uma amostra de 55 crianças com idades que variavam de07 a10 anos e que estavam cursando o ensino infantil I e II de duas escolas públicas, sendo uma do interior do Estado da Bahia e outra do interior do Estado de Pernambuco. Através dos elementos encontrados nos desenhos, concluiu-se que a maior parte das crianças possui uma visão naturalista do que é o meio ambiente, não considerando o homem e si próprias como parte integrante do mesmo. Assim, considerando os resultados encontrados destaca-se a importância da inserção da Educação Ambiental nos processos educativos, em especial na Educação Infantil, fase em que o ser humano encontra-se em processo inicial de formação de seus valores e de uma consciência crítica. Deste modo, a educação estará voltada à formação de uma consciência ecológica e de responsabilidade socioambiental, com cidadãos sensíveis e conscientes do meio ambiente, não apenas que os cerca, mas certamente, do qual fazem parte.
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