EFEITOS DA ADIÇÃO DE FIBRAS DE GARRAFAS PET EM CONCRETO PARA FINS DE PRODUÇÃO DE PAVERS
Resumo
A proposta deste trabalho consiste na utilização de fibras recicláveis PET na fabricação de pavimentos intertravados, avaliando assim os resultados de viabilidade técnica e econômica. Desse modo, foram analisados os resultados da produção de pavers com a adição da fibra de PET ao concreto, bem como avaliados os testes de resistência à compressão. Os resultados obtidos não foram satisfatórios, pois o paver com a menor quantidade de fibra proposta obteve pouco mais da metade da resistência do concreto sem a mesma. Porém, um traço de concreto desenvolvido com maior controle tecnológico pode aumentar a resistência do paver com acréscimo de fibra, desse modo possibilitando a viabilidade técnica, econômica e ecológica do uso da fibra PET.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABCP. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND. Jaguaré – São Paulo. [2011?] data provável.
ABCP. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND. Press Kit. São Paulo – SP, 2011-2012.
ABIPET. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DO PET As garrafas de PET são 100% recicláveis, São Paulo – SP, [2011?] data provável.
ABEPET – Associação Brasileira dos Fabricantes de Embalagens de PET acesso em novembro de 2012.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5732: Cimento Portland comum – especificação. Rio de Janeiro, 1991.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7211: Agregados para concreto – Especificação. Rio de Janeiro, 2005.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15900 – Água para amassamento do concreto. Rio de Janeiro, 2009.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9781 – Peças de concreto para pavimentação. Rio de Janeiro,1987.
ABNT ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9479 .Câmaras Úmidas e Tanques para Cura de Corpos-de-Prova de Argamassa e Concreto. Rio de Janeiro,1994.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Materiais de pedra e agregados naturais: NBR 7225. Rio de Janeiro, 1993.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Moldagem e cura de corpos-de-prova cilíndricos ou prismáticos de concreto: NBR 5738. Rio de Janeiro, 2003.
ARAÚJO, P. R. et al. Avaliação da eficiência dos pavimentos permeáveis na edução do escoamento superficial. RBRH – Revista Brasileira dos Recursos Hídricos. v. 5, n. 3, jul/set 2000. p.
-29.
JOHN, V.M. Reciclagem de resíduos na construção civil: contribuição à metodologia de pesquisa e desenvolvimento. In: KARPINSK, L. A. et al. Gestão diferenciada de resíduos da construção civil: uma abordagem ambiental. Porto Alegre: Edipucrs, 2009, p. 21.
JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO. Brasil descarta 53% de garrafas PET na natureza. São Paulo.2007. Disponível em:< http://www.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-descarta-53-de-garrafas- pet-na-natureza,61799,0.htm>
MARCHIONI, Mariana & SILVA, Cláudio Oliveira. ABCP. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND. Melhores Práticas Pavimento Intertravado Permeável. São Paulo. 2010.
MEHTA, P. K. MONTEIRO, P. J. M. Concreto – Estrutura, propriedades e materiais. São Paulo,
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586

