A PRÁTICA DE CAMPO NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Luiza Biasi Placedino, Guilherme Leonardo Freitas Silva, Leonardo Biasi Placedino

Resumo


Decorrente da observação realizada no desempenho da função de estagiária no Parque Estadual de Vila Velha – PR e da pratica docente no ambiente natural partimos dos seguintes pressupostos: fragmentação do ensino e a prática de campo, interdisciplinaridade e a região dos Campos Gerais - PR que utilizamos como referência. Este trabalho teve o intuito elucidar o conhecimento regional, refletir sobre o processo interdisciplinar e práticas de campo com professores, pedagogos e alunos, conhecer os problemas ambientais da região e orientar os alunos sobre consequências futuras. Foi realizada com os alunos do Colégio Estadual Dorah Gomes Daitschman, localizado no bairro Santa Mônica, município de Ponta Grossa. Sendo a pesquisa caracterizada como qualitativa, os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, questionário, mesa redonda com professores, pedagogos e alunos, mini-curso, abordando a região dos Campos Gerais e relacionando as diversas áreas do conhecimento, seguida de uma prática no Buraco do Padre, Furnas Gêmeas e  Furna Grande – Ponta Grossa, PR, partindo de um viés interdisciplinar. Obtivemos como resultados a constatação de obstáculos educacionais para a utilização de aulas práticas de campo para o ensino médio como, por exemplo: falta de participação de professores em projetos voltados á interdisciplinaridade, onde podemos apontar também algumas falhas no sistema educacional decorrente de anos de ensino fragmentado. Sendo assim, podemos concluir que os alunos do ensino médio, não possuem aulas práticas de campo, existem muitos trâmites burocráticos em relação a práticas da mesma, onde podemos apontar deficiência e dificuldades na formação inicial e continuada de professores.


Palavras-chave


Interdisciplinaridade, Estudo de Campo, Fragmentação do Ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, R. F.; Brasileiro, M C; Brito, S M de O. Interdisciplinaridade: um conceito em construção. Episteme, Porto Alegre, n. 19, p. 139-148, jul./dez., 2004. Disponível em: Acesso em: 25/mai/2011.

CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação: A Ciência, a Sociedade e a Cultura Emergente. 25. ed. São Paulo: Cultrix, 1982.

CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade: o que é isso? In: Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Fev. 2009. Disponível em: Acesso em: 25/mai/2011.

DESLANDES, Suely Ferreira, et. al.; MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia? Edições Loyola, 2002, 107p.

___________________________. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2008.

___________________________. (Org.). Práticas Interdisciplinares na Escola. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2001 (1981). 147 p.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Série Logoteca. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia

Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

MEDINA, N.M.; SANTOS, E. da C. Educação ambiental: uma metodologia participativa de formação. Petrópolis: Vozes, 2000. 231p.

MELO, M. S.; MORO, R. S.; GUIMARÃES, G. B. Patrimônio Natural dos Campos Gerais do Paraná. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007.

SENICIATO, Tatiana; CAVASSAN, Osmar. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências- um estudo com alunos do ensino fundamental. Revista Ciência e Educação, v. 10, n. 1, p. 133-147, 2004.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1996.

CANDIOTTO, Luciano Zanetti Pessoa. Interdisciplinaridade em estudo do meio e trabalhos de campo: uma prática possível. Olhares & trilhas, v.1, n.2, p.33-46. Uberlândia: 2001. Disponível em: Acesso em: 12/fev/2011.

CAPELETTO, Armando. Biologia e educação ambiental: roteiros de trabalho. Coleção na sala de aula. São Paulo: Ática, 1999.

GADOTTI, Moacir. Interdisciplinaridade: atitude e método. Instituto Paulo Freire. Universidade de São Paulo, 1999.

PIERSON, Alice. H. C.; NEVES, Marcos Rogério. Interdisciplinaridade na formação de professores de ciências: conhecendo obstáculos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 1(2): 120-131. Disponível em: Acesso em: 23/jun/2010.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3 ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001, 121p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586