ENTRE PRANCHETAS, PAPÉIS, RÉGUAS, LÁPIS E OUTROS INSTRUMENTOS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO TÉCNICO E DA ARTE DE PROJETAR PARA OS PROFISSIONAIS DE ARQUITETURA
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BACK, N. Metodologia de projeto de produtos industriais. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983.
BANDEIRA, S. T. Desenho técnico arquitetônico: teoria e prática. São Paulo: Melhoramentos, 2005.
BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. V. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2007. (Coleção Série Didática).
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. 4.ed. São Paulo: Contexto, 2007.
CERTEAU, M. A cultura no plural. 2.ed. Campinas: Papirus, 2001. (Coleção Travessia do Século).
FONSECA, O. Arquitetura a serviço da maioria da sociedade. In: Anais da 47ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia: processo constituinte – subsídios para discussão. Brasília: CONFEA, p.63-64, abr./1991.
GADOTTI, M. Pressupostos do projeto pedagógico. In: Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. Brasília: MEC, p.575-590, ago./set., 1994.
GIACAGLIA, L. R. A.; PENTEADO, W. M. A. Educação para a escolha profissional: programas de informação profissional. São Paulo: Atlas, 1981.
JANUÁRIO, A. J. Desenho geométrico. 2.ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006. (Coleção Série Didática).
LOPEZ, E. M. As vocações e como descobri-las. 5.ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
MARMO, C. M. B. Curso de desenho: construções fundamentais. v.1. São Paulo: Moderna, 1964.
OBERG, L. Desenho arquitetônico. 25.ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1996.
PERES PINTO, W. O arquiteto e a organização profissional no Brasil. In: Anais da 47ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia: processo constituinte – subsídios para discussão. Brasília: CONFEA, p.89-93, abr./1991.
PINTAUDI, G.; PINTAUDI, S. J.; SILVA, J. R. Desenho técnico. 4.ed. São Paulo: Lep S.A., 1969. (Coleção Manuais Técnicos LEP).
PRÍNCIPE JÚNIOR, A. R. Noções de geometria descritiva. v.1. 29.ed. São Paulo: Nobel S.A., 1979.
PUSCH, J. Ética e organização profissional do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro agrônomo. Curitiba: Editora do CREA-PR, 2006. (Coleção Série Cadernos do CREA-PR – v.3).
ROCHA, D. Projeto pedagógico: ensaio de uma abordagem filosófica. In:__________. (Org.). Filosofia da educação: diferentes abordagens. Campinas: Papirus, p.93-112, 2004. (Coleção Papirus Educação).
ROSETTI, C. F. A conjuntura atual e o futuro da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia no Brasil. In: Anais da 47ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia: processo constituinte – subsídios para discussão. Brasília: CONFEA, p.137-138, abr./1991.
SOARES AMORA, A. Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa. 19.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: __________. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 13.ed. Campinas: Papirus, p.11-35, 2001. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586

