ENTRE PRANCHETAS, PAPÉIS, RÉGUAS, LÁPIS E OUTROS INSTRUMENTOS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO TÉCNICO E DA ARTE DE PROJETAR PARA OS PROFISSIONAIS DE ARQUITETURA

Marcos Pereira dos Santos, Paulo Henrique da Silva

Resumo


Este artigo tem como principal objetivo efetuar algumas reflexões a respeito da importância do desenho técnico e da arte de projetar para os profissionais de Arquitetura em geral. Para tanto, discorremos inicialmente sobre as relações existentes entre a Arquitetura, o arquiteto e a arte de projetar. A seguir, realiza-se comentários acerca do projeto enquanto instrumento basilar de trabalho do arquiteto profissional. Na sequência, trazemos a lume breves notas relativas ao arquiteto profissional como projetista, no sentido literal do termo. Por fim, busca-se apresentar alguns apontamentos concernentes à viabilidade do desenho técnico de projetos arquitetônicos para o desenvolvimento da atividade profissional do arquiteto.

Palavras-chave


Arquitetura, Desenho Técnico, Projeto Arquitetônico.

Texto completo:

PDF

Referências


BACK, N. Metodologia de projeto de produtos industriais. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983.

BANDEIRA, S. T. Desenho técnico arquitetônico: teoria e prática. São Paulo: Melhoramentos, 2005.

BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. V. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2007. (Coleção Série Didática).

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. 4.ed. São Paulo: Contexto, 2007.

CERTEAU, M. A cultura no plural. 2.ed. Campinas: Papirus, 2001. (Coleção Travessia do Século).

FONSECA, O. Arquitetura a serviço da maioria da sociedade. In: Anais da 47ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia: processo constituinte – subsídios para discussão. Brasília: CONFEA, p.63-64, abr./1991.

GADOTTI, M. Pressupostos do projeto pedagógico. In: Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. Brasília: MEC, p.575-590, ago./set., 1994.

GIACAGLIA, L. R. A.; PENTEADO, W. M. A. Educação para a escolha profissional: programas de informação profissional. São Paulo: Atlas, 1981.

JANUÁRIO, A. J. Desenho geométrico. 2.ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006. (Coleção Série Didática).

LOPEZ, E. M. As vocações e como descobri-las. 5.ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

MARMO, C. M. B. Curso de desenho: construções fundamentais. v.1. São Paulo: Moderna, 1964.

OBERG, L. Desenho arquitetônico. 25.ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1996.

PERES PINTO, W. O arquiteto e a organização profissional no Brasil. In: Anais da 47ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia: processo constituinte – subsídios para discussão. Brasília: CONFEA, p.89-93, abr./1991.

PINTAUDI, G.; PINTAUDI, S. J.; SILVA, J. R. Desenho técnico. 4.ed. São Paulo: Lep S.A., 1969. (Coleção Manuais Técnicos LEP).

PRÍNCIPE JÚNIOR, A. R. Noções de geometria descritiva. v.1. 29.ed. São Paulo: Nobel S.A., 1979.

PUSCH, J. Ética e organização profissional do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro agrônomo. Curitiba: Editora do CREA-PR, 2006. (Coleção Série Cadernos do CREA-PR – v.3).

ROCHA, D. Projeto pedagógico: ensaio de uma abordagem filosófica. In:__________. (Org.). Filosofia da educação: diferentes abordagens. Campinas: Papirus, p.93-112, 2004. (Coleção Papirus Educação).

ROSETTI, C. F. A conjuntura atual e o futuro da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia no Brasil. In: Anais da 47ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia: processo constituinte – subsídios para discussão. Brasília: CONFEA, p.137-138, abr./1991.

SOARES AMORA, A. Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa. 19.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: __________. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 13.ed. Campinas: Papirus, p.11-35, 2001. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586