UTILIZAÇÃO DE WETLAND NO TRATAMENTO DE ÁGUAS CINZA
Resumo
Tendo em vista a preocupação de como será o futuro com a grande e crescente escassez de recursos hídricos cada vez menos presentes no meio ambiente, em contraste com o crescimento da população, o presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a qualidade de água cinza de uma residência em um condomínio na cidade de Ponta Grossa, PR, com o tratamento de um sistema Wetland construído, onde a água cinza gerada, com exceção dos vasos sanitários para este trabalho, ou seja, lavatório de banheiro, chuveiro, máquina de lavar roupa, pia de cozinha. O sistema que foi implantado na residência, tem como um dos objetivos a redução do desperdício de água cinza diretamente para o esgoto sem qualquer pré-tratamento, sendo o sistema construído com filtros como brita, areia e plantas que compõe a paisagem do ambiente, e com o resultado obtido do tratamento com análises, utilizar a água tratada para fins de irrigação de jardins, lavagem de calçadas e até recomposição de nível de piscina. Para que fosse possível a análise, foram coletadas amostras antes e depois do sistema Wetland de tratamento com a finalidade de comparar a qualidade da água, sendo analisados parâmetros de DBO, pH, Cloro residual livre, Sólidos Sedimentáveis, Turbidez e Coliformes fecais. As coletas foram realizadas em três diferentes épocas para análise possibilitando ter uma média da eficiência do sistema que mostrou uma grande eficiência aos parâmetros analisados com DBO, coliformes fecais e turbidez.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9.648:
Estudo de concepção de sistemas de esgoto sanitário. Rio de Janeiro: ABNT, 1986.
ABNT-Associação Brasileira de Normas. (NBR 13.696 de 1997), Técnicas Tanques sépticas - Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos - Projeto, construção e operação. Disponível em: www.abnt.org.br
ALINE YUKIE MINASSE WATANABE. Construção e avaliação da eficiência de sistema de leito cultivado no tratamento de águas cinza. UTFPR, Universidade Tecnológica do Paraná, Campo Mourão, 2012.
ANA - Agência Nacional de Águas. Disponível em: www.ana.gov.br. Acesso em 4/outubro de 2015.
CONAMA-Conselho Nacional do meio Ambiente. (nº430 de 2011), Das Condições e Padrões para Efluentes de Sistemas de Tratamento de Esgotos Sanitários.
Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/
CONAMA-Conselho Nacional do meio Ambiente. Resolução nº. 357 de 17 de março de 2005. Diário Oficial da União de 18 de março de 2005, Brasília, DF.
LÁSARO ROBERTO CORRÊA. Sustentabilidade na construção civil. UFMG, Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de materiais e Construção, Belo Horizonte, 2009.
MÁRCIO AUGUSTO ARAUJO. A moderna construção sustentável. Instituto para o desenvolvimento da habitação ecológica – IDHEA, 2005. Disponível em: http://www.idhea.com.br/artigos1.asp> 12/04. 2015
MARIAN KEELER, BILL BURQUE. Fundamentos de Projeto de Edificações Sustentáveis: O Surgimento da Edificação e das Legislações Sustentáveis. Ed 11. Porto Alegre: Bookman, 2010. 362p.
Paulo, P. L.; Pansonato, s.; Begosso, L.; Shrestha, R. R.; Critérios de Boncz, M. A. Design e configuração de sistemas de zonas húmidas, tratamento de águas cinza. Wat Sci Technol, nenhum prelo, 2009.
SALATTI, ENEIDA. Utilização de sistemas de wetlands construídas para tratamento de águas. Biológico, São Paulo, v.65, n.1/2, jan./dez., 2003
WETZEL, R. Constructed wetlands: fundações científicas e critcal. Em: Moshiri, Lorena Ed Wetlands construídos para melhoria de água. Pensacola, Florida, 1-8 p. 1993.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586

