AUXILIAR DE MANOBRA E MONITOR DE PONTOS CEGOS EM VEÍCULOS DE CARGAS

Juliano Rafael Brusamarello, Gabriel Moreira Vigiano, Rosa Cristina Hoffmann, Robson Francisco Medeiros, Angelo Kuhn Borkowski, Bianca Brekailo Silveira Nunes

Resumo


Este trabalho apresenta o protótipo de um sistema para auxílio e monitoramento de anteparos fixos ou móveis que estejam ao redor de veículos de cargas de grande e pequeno porte, que estejam fora do campo de visão do condutor do veículo. O projeto tem como base os principais pontos em que a visão do condutor do veículo torna-se reduzida ou nula a partir do ponto de operação do veículo. O sistema de auxílio, conta com sensores ultrassônicos localizados em pontos ao longo do perímetro do veículo como forma de obtenção de dados que posicionem os objetos que estejam próximos. O tratamento das informações coletadas pelos sensores é processado por uma central de plataforma embarcada Arduino, de forma à fazer a interação homem-máquina e que transpasse as informações para um painel indicativo, que faz a interação com o condutor. O painel conta com sistema de Lights Emitting Diodes (LED’s) indicativos com colorações relacionadas às medições obtidas, sendo de cor verde para distâncias seguras, amarelas para distâncias medianas e vermelhas para distâncias muito próximas. Além da indicação luminosa dos LED’s, o painel indicativo conta também com um visor de LED de 4 dígitos, que mostra em uma escala em metros ao condutor o ponto mais próximo ao veículo, tendo aquele ponto relacionado um sistema de liga e desliga no LED, para que chame atenção ao local em que o objeto identificado esteja posicionado. O objetivo deste sistema, é que o condutor do veículo, tenha uma maior autonomia na realização de manobras em locais de espaço restrito, seja em pátios fechados ou no trânsito em vias públicas, a fim de se evitar acidentes, sejam elas colisões com anteparos fixos, ou até mesmo com pessoas e pedestres que estejam ao redor do veículo em movimento. O desenvolvimento deste trabalho tem como fundamentação, a visibilidade reduzida em veículos de grande porte, levando em conta fatores climáticos e de tempo, os locais de trânsito e de manobras que estes veículos circulam, a falta de um terceiro que possa trazer auxílio ao condutor, as diferentes situações e os fatores psicológicos que o trânsito submete o motorista. O sistema proposto traz uma redução de alguns índices negativos, tais como custos com colisões e acidentes, que no melhor dos casos sendo apenas danos materiais, porém quando envolvidas pessoas, os valores com custas médicas, pré e póshospitalares, podem sair mais elevados, quando não houver uma fatalidade. Também foi possível trazer melhor autonomia ao condutor, a redução do estresse e da tensão em manobras e trafego em espaços restritos, além de possibilitar maior precisão no uso de espaços de estacionamento. Este trabalho possibilita o conhecimento com algumas das áreas da Engenharia Elétrica, entretanto, a junção com outros setores é de fundamental importância para o aprimoramento e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos que beneficiem a sociedade de modo geral.


Palavras-chave


Monitoramento, Arduino, LEDs, Manobras.

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