AUXILIAR DE MANOBRA E MONITOR DE PONTOS CEGOS EM VEÍCULOS DE CARGAS
Resumo
Este trabalho apresenta o protótipo de um sistema para auxílio e monitoramento de anteparos fixos ou móveis que estejam ao redor de veículos de cargas de grande e pequeno porte, que estejam fora do campo de visão do condutor do veículo. O projeto tem como base os principais pontos em que a visão do condutor do veículo torna-se reduzida ou nula a partir do ponto de operação do veículo. O sistema de auxílio, conta com sensores ultrassônicos localizados em pontos ao longo do perímetro do veículo como forma de obtenção de dados que posicionem os objetos que estejam próximos. O tratamento das informações coletadas pelos sensores é processado por uma central de plataforma embarcada Arduino, de forma à fazer a interação homem-máquina e que transpasse as informações para um painel indicativo, que faz a interação com o condutor. O painel conta com sistema de Lights Emitting Diodes (LED’s) indicativos com colorações relacionadas às medições obtidas, sendo de cor verde para distâncias seguras, amarelas para distâncias medianas e vermelhas para distâncias muito próximas. Além da indicação luminosa dos LED’s, o painel indicativo conta também com um visor de LED de 4 dígitos, que mostra em uma escala em metros ao condutor o ponto mais próximo ao veículo, tendo aquele ponto relacionado um sistema de liga e desliga no LED, para que chame atenção ao local em que o objeto identificado esteja posicionado. O objetivo deste sistema, é que o condutor do veículo, tenha uma maior autonomia na realização de manobras em locais de espaço restrito, seja em pátios fechados ou no trânsito em vias públicas, a fim de se evitar acidentes, sejam elas colisões com anteparos fixos, ou até mesmo com pessoas e pedestres que estejam ao redor do veículo em movimento. O desenvolvimento deste trabalho tem como fundamentação, a visibilidade reduzida em veículos de grande porte, levando em conta fatores climáticos e de tempo, os locais de trânsito e de manobras que estes veículos circulam, a falta de um terceiro que possa trazer auxílio ao condutor, as diferentes situações e os fatores psicológicos que o trânsito submete o motorista. O sistema proposto traz uma redução de alguns índices negativos, tais como custos com colisões e acidentes, que no melhor dos casos sendo apenas danos materiais, porém quando envolvidas pessoas, os valores com custas médicas, pré e póshospitalares, podem sair mais elevados, quando não houver uma fatalidade. Também foi possível trazer melhor autonomia ao condutor, a redução do estresse e da tensão em manobras e trafego em espaços restritos, além de possibilitar maior precisão no uso de espaços de estacionamento. Este trabalho possibilita o conhecimento com algumas das áreas da Engenharia Elétrica, entretanto, a junção com outros setores é de fundamental importância para o aprimoramento e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos que beneficiem a sociedade de modo geral.
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