AUTOMAÇÃO DE UMA MICRO CERVEJARIA
Resumo
Tendo em vista o já em expansão mercado de produção de cervejas especiais, este projeto mostra a aplicação de um sistema embarcado para a automação de uma micro cervejaria para produção de cerveja artesanal. Para levar a feito, serão utilizadas linguagens de programação padronizadas pela parte três da norma IEC 61131, que define formas textuais e gráficas, internacionalmente aceitas e difundidas dentro do meio de automação e controle. Estas linguagens são utilizadas para a programação de controladores lógicos programáveis (CLPs) de diversos fabricantes. A comunicação com o meio externo foi feita por meio de uma Interface Homem Máquina (IHM), que se comunica com o controlador através de uma rede ethernet, utilizando o protocolo MODBUS. Da mesma forma que as linguagens de programação envolvidas, este protocolo é padronizado e largamente utilizado no meio industrial, além de apresentar características robustas enquanto simples. Serão exploradas algumas alternativas, tanto de hardware quanto de software, compatíveis com os padrões acima adotados, procurando mostrar a adaptabilidade da solução. A proposta é que, depois de embarcado em um controlador lógico programável, o sistema possa prover uma solução de automação, controle e supervisão que seja viável, versátil e efetiva.
Palavras-chave
Referências
ACERVA PAULISTA. Homebrew. Disponível em hppt://www.acervapaulista.com.br. Acesso em 11 de setembro de 2012.
BECKHAUSER, L. O mundo da cerveja caseira e de outras bebidas. Joinville, 1984.
BONIFATTI , F . IEC 1131-3 Programming Methodology. Seyssins, 1997.
COLEN, L.; SWINNEN, J. The determinants of global beer consumption. Disponível em: http://www.wine-economics.org/workingpapers/AAWE_WP79.pdf. Acesso em 11 de setembro de 2012.
EUROMONITOR INTERNACIONAL. Beer. Disponível em www.euromonitor.com/beer. Acesso em 11 de setembro de 2012.
FONSECA, M.O.; SEIXAS FILHO, C.; BOTURA FILHO, J.A. Aplicando a norma IEC 61131 na automação de processos. São Paulo, 2008.
PALMER, John; How To Brew. Brewers publication, 2006.
SILVEIRA, P.R.; SANTOS, W.E. Automação e controle discretos. São Paulo, 2001.
VENTURINI, W.G.F. Bebidas alcoólicas: ciência e tecnologia. São Paulo, 2010.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586

