PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL REFERENTES À NORMA ISO 14001 NA CONSTRUÇÃO

EVANDRO RETAMERO RODRIGUES, MÁRCIO HENRIQUE BOTÃO, THAÍS PRACHUM

Resumo


Atualmente aliar as soluções das edificações às ambientais é um dos grandes desafios. Os sistemas implantados pela NBR ISO 14001:2004 visa auxiliar na execução desses processos, além de propiciar impactos positivos. Para que essa certificação seja adotada é necessário atender alguns requisitos, onde são de extrema importância para aumentar a qualidade dos procedimentos. As escolhas dessas medidas podem gerar uma evolução no quesito financeiro, e isso acontece por meio da economia e do não desperdício. No setor de edificações, a adoção dessa norma dispõe-se do desenvolvimento sustentável, e isso engloba obras já finalizadas ou que estejam em processo de construção, influenciando em todo o projeto, criando-se formas de não uso dos recursos naturais (exclusivamente água, luz e energia) em todas as etapas.


Palavras-chave


NBR 14001:2004, sustentabilidade, edificações.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS – ABNT. Desempenho de edifícios habitacionais de até cinco pavimentos. Projeto de Norma. 2004/2006.

BARBIERI, J.C.. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 1. ed. Saraiva: São Paulo, 2004. 328 p.

CAMPOS, C., Avaliação de desempenho ambiental em projetos – Procedimentos e ferramentas. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 2007.

CIMINO, M, A., Construção sustentável e eco-eficiência. 2002. Dissertação (Pó-Graduação em Engenharia Urbana) – Curso de Especialização em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

DIAS, R. Gestão Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 196 p.

EDWARDS, F. F., DEGANI, C. M., Discussão metodológica e avaliação do desempenho da sustentabilidade de edifícios. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 2004.

JOHN, W. M., Reciclagem de resíduos na construção civil: Contribuição para metodologia de pesquisa e desenvolvimento. Tese – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Construção Civil. São Paulo, 2000.

JOHN, W. M., ÂNGULO, S., AGOGYPAN, V., Sobre a necessidade de metodologia de pesquisa e desenvolvimento para reciclagem. Fórum das Universidades Públicas Paulistas – Ciência e Tecnologia em Resíduos. Lindóia, São Paulo, 2003.

SILVA, M. C., Modelo de gerenciamento da sustentabilidade de facilidades construídas. Dissertação de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2010.

VALLE, C. E., Qualidade Ambiental ISO 14000. 7. Ed. São Paulo: Editora Senac, 2002. 205 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586