HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UMA PROPOSTA ARQUITETÔNICA PARA A CIDADE DE PONTA GROSSA

CLAUDIA RIBEIRO PUGSLEY

Resumo


O presente trabalho procura apresentar o Projeto de uma proposta Arquitetônica de Habitação de Interesse Social para a Cidade de Ponta Grossa-Paraná, aspirando atender a lista de espera das pessoas por moradia, diminuir o déficit habitacional, facilitar o acesso dos usuários aos serviços públicos, atribuindo para a cidade, um novo conceito, no que se refere o ato de morar, oferecendo a oportunidade dos moradores desfrutar de uma localização estratégica dentro da malha urbana, facilitando assim a sua acessibilidade. Em vista disto, o termo de habitação de interesse social, deve atender as necessidades de acessos, serviços, conforto e sustentabilidade. O estudo oferecido neste documento teve como alvo mostrar a questão da localização dos conjuntos existentes no município, tratar as questões relativas aos espaços, conforto, áreas comuns, e paisagismo, bem como técnicas construtivas envolvidas nesse processo, propõe-se o conjunto de seis edifícios intercalados que abrigam moradias, áreas comuns, diferenciados por cores e pela planta do térreo proporcionar aos moradores, interação com os vizinhos, áreas externas e entorno. Os materiais utilizados bem como as opções de sustentabilidade do projeto captação d’agua, pisos drenantes, materiais ecologicamente corretos, com responsabilidade ambiental não impactando o meio onde será inserido e permite um contato com natureza. A metodologia é baseada em: revisão bibliográfica, permitindo entendimento geral sobre o tema; colaborando para elaboração de ambientes tratados; promovendo aprimoramento sobre este tipo de edificação e entendimento do funcionamento interno; por fim, a o projeto arquitetônico, representando as propriedades essenciais do morar.


Palavras-chave


Habitação social. Habitação vertical. Conforto ambiental

Texto completo:

PDF

Referências


ARRETCHE, Marta Teresa da Silva. Apud ZURCHER, Patrícia de F. F. Estado e Mercado na Provisão Habitacional – Três modelos de política, Unicamp, São Paulo, 1990. In POLÍTICA HABITACIONAL NO BRASIL: EQUÍVOCOS REPETIDOS OU NEGAÇÕES PERPETUADAS? ELEMENTOS PARA ANÁLISE. Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Politica Social. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis SC- 27 a 29 de Out. de 2015

BARON, Cristina M. P. A produção da habitação e os conjuntos habitacionais dos

institutos de aposentadorias e pensões- IAPs. In: Revista Tópos. Presidente

Prudente, vol.5, ed.2ª 102-127, 2011 s/d

BONDUKI, Nabil G. Política habitacional e inclusão social no Brasil: revisão

histórica e novas perspectivas no governo Lula, 2007. Disponível em:

Acesso: em 10 de

set. de 2018.

_______________. Os pio¬neiros da habitação social no Brasil: cem anos de cons¬trução de política pública no Brasil. São Paulo: UNESP: SESC, Vol. 1, 2014.

________________. Origem da habitação social no Brasil. Arquitetura Moderna, Lei do Inquilinato e Difusão da Casa Própria. São Paulo: Estação Liberdade: FAPESP, 1998. In: Habitação e cidade: curso de pós- graduação lato sensu. Escola da Cidade 2013. Org.: SILVA, Luís Octavio de Faria; OTERO, Rubens: trad.: Marco Antônio Castilho. São Paulo: ed. Cidade, 2014.

BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo. Perspectiva. 4ª edição. 1979, p.29.

CARDOSO, Adauto Lucio. Habitação Social nas Metrópoles Brasileiras. Uma Avaliação das Políticas Habitacionais em Belém, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo no final do século XX. Porto Alegre: ANTAC, 2007.

CORRÊA. Sustentabilidade na construção civil. 2009. 70. Monografia (Curso de

Especialização em Construção Civil) – Escola de engenharia UFMG, Belo Horizonte,

GEOWEB. Zoneamento cidade de Ponta Grossa/ PR. 2019. Disponível em:

Acesso em: 15 mai. 2019.

GOOGLE. Google Earth. 2019. Imagem do terreno. Disponível em:

Acesso em: 20 mai. 2019.

IPARDES. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Disponível

em:

a.pdf>. Acesso em: 24 mai. 2019.

PROLAR. Companhia de Habitação de Ponta Grossa. Disponível em <

http://prolarpmpg.com.br/> Acessado em 24 de Mai, 2019

Rubin, Graziela R.; Bolfe, Sandra A. Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas. O desenvolvimento da habitação social no Brasil. UFSM. Santa Maria, Brasil. V. 36, N. 2, p. 201 – 213. maio - ago. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586