Mastite em bovinos

ANDRESSA SCHASIEPEN, JULIANA CARGNIN, RAFAEL MOERS, RAPHAELA SANTOS, SALLY GALDINO, CINTIA RENATA DO CARMO

Resumo


A mastite é a inflamação da glândula mamária, plurietiológica e multifatorial, e altamente contagiosa, a qual gera queda da produtividade e na qualidade final do leite e seus derivados. O diagnóstico precoce auxilia no tratamento, assim como a instalação de medidas de prevenção dentro das propriedades. O objetivo dessa revisão de literatura sobre a mastite em bovinos é para aumentar o conhecimento dos veterinários sobre sua etiologia, manifestações clínicas, e tratamento desta enfermidade já que ela se apresenta com frequência nos rebanhos, mas também por ser a doença que mais onera a pecuária leiteira tanto Brasil quanto no mundo.

Palavras-chave


fisiopatogenia, mastite, vaca leiteira, tratamento.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, T; MOREIRA, M.A. Mastite bovina: Tratamento convencional e ação dos compostos extraídos de plantas. Universidade de Cuiabá, Mato Grosso. 2020.

COSER, S.M. et al. Mastite bovina: Controle e prevenção. Ed: UFLA. Boletim técnico, n°93, p. 130, ano 2012.

FONSECA, M.E.D. et al. Mastite bovina: Revisão. Pubvet, v. 15, n° 02, p. 1-18, fev 2021.

MASSOTE, V.P et al. Diagnóstico e controle de mastite bovina: Revisão de literatura. Unifenas, Minas Gerais. 2019

TESSELE, B. et al. Lesões granulomatosas encontradas em bovinos abatidos para consumo. Revista de Pesquisa Veterinária Brasileira. agos 2014.

TOZZETTI, D.S. et al. Prevenção, controle e tratamento das mastites. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, ano VI, n°10, jan 2008.

XAVIER, A.F.C. Principais métodos de diagnóstico da mastite bovina: Revisão de literatura. Centro Universitário Cesmac. Maceió, Alagoas. 2020.

ZAFALON, L.F. et al. Aspectos epidemiológicos da mastite bovina causada por Staphylococcus aureus*. Embrapa- Centro de Pesquisa de Pecuária Sudeste. Veterinária e Zootecnia, v 15, p. 56-65, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista Scientia Rural - ISSN 2178-3608