EFEITO DO REBAIXO DO ANEL DOSADOR DE SEMEADURA NA CULTURA DO MILHO EM SEMEADORAS MECANICAS

André Luis Trentin Scremin, Joanan Mendes da Silva

Resumo


Para se colocar a cultura a campo é necessário um planejamento anterior desde a escolha da cultivar adequada ao clima quanto a revisão na maquina de plantio, entre esses fatores a escolha do disco de plastico de semeadura e anel se fazem uma peça importante em plantadeiras mecanicas. O objetivo é avaliar a quantidade de efeitos causados pela escolha de três diferentes rebaixes de anel de semeadura com diferentes milimetros entre cada um. A alocação de sementes falhas, levando ao espaçamento denominado falhas ou espaçamentos múltiplos criados por múltiplas sementes juntas, resulta em perdas devido à maior competição intraespecífica nas lavouras (MACHADO, 2013) . A plantabilidade está diretamente relacionada com a correta distribuição de sementes, tanto em sua densidade e em sua profundidade no sulco de plantio pelas semeadoras (SILVEIRA,2011). As sementes de milho elas passam por processo de classificação comercial na Unidade de Beneficiamento de Sementes , onde são inseridas à passagem por peneiras de crivos oblongos para separação por espessura e crivos redondos para separação por largura (VIEIRA,2012) Para os ensaios controlados foi utilizado um simulador de plantio eletromecanico, com um sistema de velocidade deposição de sementes variavel equipado com sistema de esteira e composto por uma linha de semeadura com dosador mecânico e conjunto anel/disco horizontal. As sementes utilizadas no ensaio pertence a marca comercial LIMAGRAIN do hibrido LG36790PRO3, com 4,0kg de sementes e utilização de grafite em pó, e peneira utilizada pela empresa 20R. .O teste estatisco adequado realizado foi realizado com programa Agroestat e submetido ao teste de normalidade e validado ao teste de Tukey e seu CV% .Pode-se concluir diante de todo exposto neste trabalho que o uso do conjunto disco 11mm e anel rebaixado 1.4mm foi o melhor recomendado para o hibrido analisado pois se diminui em significancia a quantidade de falhas.

 


Palavras-chave


ANEL, SEMENTES,FALHAS, DUPLAS.

Texto completo:

PDF

Referências


VIEIRA, Gustavo Barcellos et al. PLANTABILIDADE: INFLUÊNCIA DO MECANISMO DE DISTRIBUIÇÃO E GERMINAÇÃO DAS SEMENTES NAS CULTURAS DE SOJA E FEIJÃO. Scientia Rural, Ponta Grossa, v. 24, p. 1-22, maio 2022. Disponível em: file:///C:/Users/TESTE./Desktop/ARTIGOS%20TCC/2187-5104-1-PB.pdf. Acesso em: 31 maio 2022.

PARIZOTTO, Nayara Francieli. QUALIDADE FÍSICA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MILHO E SOJA SEMEADAS COM DIFERENTES MECANISMOS DOSADORES E VELOCIDADES DE DESLOCAMENTO. 2021. 85 f. TCC (Graduação)- Curso de Agronomia, Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, Botucatu, 2021.

BAIO, Tomás Pellegrini. AVALIAÇÃO DA PLANTABILIDADE NA CULTURA DA SOJA COM DIFERENTES TECNOLOGIAS DE DISCOS DOSADORES DE SEMENTES E VELOCIDADES DE DESLOCAMENTO. 2020. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, Botucatu, 2020.

ZARDO, Léo; CASIMIRO, Evandro Luiz Nogarolli. Plantabilidade de diferentes tecnologias de disco para semeadura sob duas velocidades. Cultivando O Saber, Cascavel, p. 90-99, maio 2022.

MARQUES FILHO, Aldir Carpes; RUSCONI, Luiz Henrique Menck; SILVA, Paulo Roberto Arbex. PLANTABILIDADE E DISTRIBUIÇÃO LONGITUDINAL DE SEMENTES DE ALGODÃO COM DIFERENTES CONJUNTOS DISCO-ANEL EM DOSADOR MECÂNICO. Energia na Agricultura, Botucatu, v. 35, n. 4, p. 476-483, maio 2021.

GUZMAN, Manuel; VILAIN, Luis; RONDON, Tatiana; SANCHEZ, Juan. Sowing Density Effects in Cotton Yields and Its Components. Agronomy, [S.L.], v. 9, n. 7, p. 349, 1 jul. 2019. MDPI AG.

ANZILIERO, Darlei. Histórico de Semeaduras no Brasil: ênfase em inovação. Diversidade, Meio Ambiente e O Processo Interdisciplinar na Contemporaneidade , [S.L.], p. 20-33, 2021. EPITAYA.

LIMA, Douglas Henrique Marques. TESTE DE PLANTABILIDADE COM DIFERENTES DISCOS ALVEOLADOS E A INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE NA SEMEADURA DA SOJA. 2021. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí, Urutuai, 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista Scientia Rural - ISSN 2178-3608