AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA PARANÁ
Resumo
A obesidade é considerada um fator de risco para a saúde pública e o índice de pessoas que a possuem aumenta a cada ano. Com o intuito de verificar esse índice, foram analisados dados obtidos em uma ação educativa realizada em um mercado da cidade de Ponta Grossa/PR, com a aferição do peso, altura e posterior cálculo do índice de massa corporal (IMC), para avaliar o estado nutricional de 97 adultos e idosos. Após, foi realizado o feedback da avaliação e foram dadas orientações nutricionais com o esclarecimento sobre a quantidade de açúcar, gordura e sal em alguns alimentos processados. Em relação a metodologia, se fez o uso da pesquisa descritiva, haja vista a necessidade do estudo através da coleta de dados para uma análise detalhada do objeto de estudo. A metodologia aplicada para a apresentação dos resultados obtidos têm caráter quantitativo, utilizando-se números, gráficos e tabelas para validar o estudo estatisticamente. Observou-se que 72% (n=70) dos avaliados encontram-se em excesso de peso ou apresentando algum tipo de obesidade. Foi concluído que grande parte da população estudada está acima do seu peso ideal e que o excesso de peso e obesidade é predominante em idosos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BATISTA FILHO, M; RISSIN, A. A transição nutricional no Brasil: tendências regionais e temporais. 2003.
MONTEIRO, C.A; MONDINI, L.; SOUZA, A.L.M; POPKIN, B.M. Da desnutrição para a obesidade: a transição nutricional no Brasil. Velhos e novos males da saúde no Brasil: A evolução do país e de suas doenças. São Paulo: HUCITEC, 1995. P. 247-55.
POPKIN , B.M, ADAIR, L.S, NG, S.W. Global nutrition transition and the pandemic of obesity in developing countries. Nutrition Reviews, 70(1):3-21, 2012.
RASKIN, D. B. F; NETO, A. M. P; PAIVA, L. H. S. C; RASKIN, A.; MARTINEZ, E. Z. Fatores Associados à Obesidade e ao Padrão Andróide de Distribuição da Gordura Corporal em Mulheres Climatéricas. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. vol.22 no.7 Rio de Janeiro Aug. 2000.
SILVA, T.A.P; QUINTÃO, D. F. Estratégias de educação nutricional nos grupos do projeto “de bem com a balança” de 4 unidades básicas de saúde do município de Muriaé-MG. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento ISSN 1981-9919 versão eletrônica. 2015.
SMEM. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. O que é a Obesidade? Disponível em . Acesso em 27 de outubro de 2018.
SOUZA, E. B. Transição nutricional no Brasil: análise dos principais fatores. Cadernos UniFOA edição nº 13, agosto/2010.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista Nutrir - ISSN 2358-2669