RELAÇÃO ENTRE METODOLOGIAS DO ENSINO E AS NOTAS DOS CURSOS DE NUTRIÇÃO NO ENADE 2016

Nayara Cristina Milane

Resumo


e exigido cada vez mais dos profissionais da área, portanto é importante que durante a formação o acadêmico receba um ensino de qualidade. Para analisar tal, pode se utilizar como indicador as notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudante (ENADE). Sendo assim, o objetivo principal desse trabalho foi analisar a qualidade dos cursos de graduação em Nutrição baseado nas notas ENADE 2016 e sua relação com a metodologia do ensino superior. Para o desenvolvimento deste foi analisado o Relatório de Desempenho ENADE 2016, elaborado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP) e seus dados foram confrontados com a literatura brasileira. Verificou-se que as notas obtidas refletem um ensino defasado, uma vez que a média de acertos do curso foi igual a 48,6%. Analisando os possíveis motivos que levaram a esse resultado insatisfatório, verificou-se o quão importante é o professor no processo de ensino-aprendizagem, pois o mesmo deve possuir conhecimento aprofundado em relação à metodologia do ensino, pois é ela que vai norteá-lo a ofertar a seus acadêmicos um ensino de qualidade. Conclui-se que é necessário um maior aprofundamento dos professores em relação ao processo de ensino-aprendizagem e suas metodologias assertivas, o mesmo deve estar preparado para ministrar aulas e fornecer um ensino efetivo a seus alunos.


Palavras-chave


Docência. Didática. Professor. Qualidade do Ensino.

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