ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AMACIANTES CARNEOS NATURAIS (PAPAÍNA E BROMELINA) E SINTÉTICO

Gabriela Pereira Evers, Adriele Donato, Laís dos Santos

Resumo


RESUMO: A procura de uma carne de baixo custo e macia é possível, utilizarmos técnicas de amaciamento, que podem ser realizadas com amaciantes cárneos sintéticos ou com amaciantes naturais, como os derivados do abacaxi e no mamão, os quais contém as enzimas bromelina e papaína, respectivamente, denominadas enzimas proteolíticas. A finalidade da pesquisa foi verificar e comparar a aceitabilidade dos consumidores em relação aos amaciantes de origem natural e sintética em carne bovina, por meio da análise sensorial. A análise sensorial foi realizada com quatro amostras de carne, uma amostra sem amaciante e as outras com três diferentes tipos de amaciante, mamão, abacaxi e amaciante cárneo sintético. As amostras estiveram sobre ação dos amaciantes durante 15 minutos, após esse processo foram temperados e encaminhados para cocção, partindo para degustação, em ambiente individual e tranquilo, os provadores responderam um questionário e realizaram avaliação das amostras por meio de uma escala hedônica de 1 a 9. Os resultados obtidos foram tabulados e as amostras com amaciantes naturais demonstraram ser mais eficazes no amaciamento, a aceitabilidade da amostra com amaciante foi maior e da amostra com amaciante foi menor. Conclui-se que as técnicas de amaciamento cárneo naturais são eficazes e fáceis, melhorando o atributo sensorial de maior atenção, a textura.


Palavras-chave


Amaciantes cárneos; Papaína; Bromelina; Sintético

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, D. D.; GOES, R. H. T. B.; MANCIO, A. B. 2005. Maciez da carne bovina.

Ciência Animal Brasileira v. 6, n. 3, p. 135-149, jul./set. 2005.

ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D. J.; WILLIAMS. T. A. Estatística aplicada à administração e economia. Cengage Learning: São Paulo, 2008.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Secretaria de Política Agrícola. Portaria nº 247 de 18 de julho de 2011.

FAO, 2009. FAOSTAT. Disponível em Acesso em:19/05/2020 FILHO, M. A.; BRESSAN, V. G. F.; BRAGA, M. J.; BRESSAN, A. A. 2012. Sistemas

de equações de demanda por carnes no Brasil: especificação e estimação. Rev. Econ. Sociol. Rural vol.50 no.1 Brasília jan./mar. 2012. Disponível em:

Acesso em: 19/05/2020

GODOI, P.H. Estudo da atividade enzimática da bromelina pura em solução em diferentes temperatura e pH. Dissertação de mestrado, Faculdade de engenharia química - Campinas 2007 p.19-20

LAGE, J. F.; OLIVEIRA, I. M.; PAULINO, P. V. R.; RIBEIRO, F. 2009. Papel do sistema

calpaína-calpastatina sobre a proteólise muscular e sua relação com a maciez da carne em bovinos de corte. Revista eletrônica de veterinária, 10 (12): 1-19 LUCHIARI FILHO, A. Pecuária da carne bovina.1. ed. São Paulo: LinBife. v.1, p.134 - 135. 2000.

MOURA, A. P. O.; CARVALHO, T. L.; MOURÃO, L. H. E.; SOUTO, S. G. Avaliação

do abacaxi e do mamão como amaciantes naturais de carnes utilizados em unidade de alimentação e nutrição. Trabalho de Iniciação Científica. Fortaleza: Centro de Ciências da Saúde, Faculdade de Nutrição, Universidade Estadual do Ceará – UECE, 2005.

ORDÓNEZ, J. A Tecnologia de Alimentos. 6 ed. v.2.Alimentos de Origem Animal. Trad. MURAD, Fátima. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PARK; Y.K. Produção de Enzimas industriais de origem animal. In: LIMA, U. A.; AQUARONE, E.; BORZANI, W.; SCHMIDELL, W. Biotecnologia Industrial: Processos Fermentativos e Enzimáticos. 1. ed. v. 3. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, p. 363-367. 200

PEDREIRA, A. C. M. S. Enzimas proteolíticas de plantas usadas no amaciamento da carne: bromelina, ficina e papaína. 2001.

PINHO, A. P. S. Caracterização Físico-Químicas da Carne Bovina de Marcas Comercializadas no Município de Porto Alegre. 2009. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Agronomia, Porto Alegre, 2009.

POLÔNIO, M. L. T.; PERES, F. Consumo de aditivos alimentares e efeitos à saúde: desafios para a saúde pública brasileira. Escola de nutrição Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro - 2009, p.1654.

RAMOS, M. S.; SANTOS, A. F.; JARDIM, M. F.; SILVA, N. R. O.; OLIVEIRA, V. R.;

DUARTE, F. C. D. Atuação de amaciantes cárneos naturais e industrializados e sua eficiência quando aplicados em cortes cárneos com diferentes tempos de ação. IV Jornada de Engenharia de Alimentos – Diamantina, MG – 2019. Disponível em:

Acesso em: 08/06/202


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Nutrir - ISSN 2358-2669