EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA PRÉ- ESCOLARES: A HORTA ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Milena Maia Kock

Resumo


A educação nutricional é uma ferramenta básica para incentivar a alimentação saudável, de forma que resulta na melhora da saúde dos indivíduos a médio e longo prazo. O objetivo desse trabalho foi aplicar educação nutricional para pré-escolares utilizando a horta escolar como ferramenta de ensino. O trabalho foi realizado com 65 crianças em fase pré – escolar com idade entre 4 anos e 11meses matriculadas no Infantil V. As atividades foram realizadas em dias diferentes totalizando seis atividades com duração de sessenta minutos cada. Para finalizar o trabalho foi entregue uma cartilha com todas as atividades realizadas para os pais e/ou responsáveis e um questionário para avaliar a motivação dos alunos para as atividades de educação nutricional. A primeira atividade aplicada foi a montagem da pirâmide nutricional colocando os alimentos no lugar adequado, onde 85% dos préescolares colocaram os alimentos no grupo correto, 15% não acertaram. Na segunda atividade os alunos conheceram a horta escolar, onde 70% dos alunos reconheceram as hortaliças pela observação. Nas atividades de plantio, cultivo e colheita das hortaliças, 100% dos pré-escolares participaram. A atividade de montagem do sanduíche natural envolveu 100% dos alunos, sendo que 90% consumirão toda a porção oferecida do sanduíche, 60% repetiram a porção e 10% não consumiram. O questionário respondido pelos pais e/ou responsáveis mostrou interesse de 97% dos pré- escolares em  experimentar novos alimentos. Conclui-se que educação nutricional aplicada na escola atua na modificação e na formação de bons hábitos alimentares, que se estendem também ao ambiente familiar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Nutrir - ISSN 2358-2669