A LEI DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESAS E SEU IMPACTO NA SOCIEDADE DURANTE A PANDEMIA

EMANUELLE FRANÇA KURIU, KATIA LOPES MARIANO

Resumo


O presente trabalho visa analisar os pontos que poderiam trazer maiores benefícios às empresas em tempos de pandemia. Realizou-se uma análise objetiva que demonstra a necessidade de mecanismos para o enfrentamento de crises empresarias que afetam toda a sociedade. Foi abordado o princípio da função social da empresa, sua aplicação, e ainda, dados informados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) trazidos para visualizarmos o crescente fechamento das empresas em decorrência do COVID-19. Ainda é um tema recente, todavia, as novas ideias que surgem para o enfretamento desta situação é cada vez mais importante, pois as empresas geram empregos, serviços e produção para a sociedade, portanto, irá precisar de respaldo jurídico a fim de evitar falência e a consequente desemprego à população. Neste artigo, os mecanismos apresentados são o “stay period” com maior tempo de aplicação e permitir financiamentos da empresa recuperanda e ainda, permitir as negociações extrajudiciais, em conjunto com estes dois mecanismos, para proteção e estímulo da negociação.

Palavras-chave


Recuperação Judicial;Falência;Pandemia;Empresas

Referências


CARNIO, Daniel C. O paradoxo da recuperação judicial em tempos de pandemia. Migalhas, cidade de publicação, 04, agosto de 2020. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/coluna/insolvencia-em-foco/331582/o-paradoxo-da-recuperacao-judicial-em-tempos-de-pandemia. Acesso em: 15 de setembro de 2020.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas empresas. Nacional. 2020. Disponível em: https://covid19.ibge.gov.br/pulso-empresa/. Acesso em: 15 de setembro de 2020.

Lei Nº 11.101, de 09 de fevereiro de 2005. Disponível em: . Acesso em: 15 de setembro de 2020. BRASIL.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 EMANUELLE FRANÇA KURIU, KATIA LOPES MARIANO