OS DESAFIOS DA INCLUSAO ESCOLAR DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

rubia carla KICHILESKI

Resumo


Na presente pesquisa busca se o entendimento das responsabilidades frente à criança diagnosticada com transtorno do espectro autista no âmbito escolar. Quais as dificuldades enfrentadas na vida escolar? Quais os maiores desafios da inclusão da pessoa com T.E.A. – Transtorno do Espectro Autista?

Palavras-chave


Inclusão Escolar, Autismo, Igualdade

Referências


BRASIL. Assembleia Legislativa. Constituição (2012). Lei nº 12764, de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa Com Transtorno do Espectro Autista: Legislação Federal. 1. ed. Brasília , DF.

BRASIL. Assembleia Legislativa. Constituição (2015). Lei nº 13146, de 06 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Com Deficiência (Estatuto da Pessoa Com Deficiência): Legislação Federal. 1. ed. Brasília , DF.

BRASIL. Assembleia Legislativa. Constituição (1996). Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional.: Legislação Federal. 1. ed. Brasília , DF.

BRASIL. Assembleia Legislativa. Constituição (1988). Lei nº 1, de 05 de outubro de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil - 1988.. 1. ed. Brasília , DF.

COSTA, Nilson do Rosário et al . Proteção social e pessoa com deficiência no Brasil. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 10, p. 3037-3047, Oct. 2016 . Available from . access on 30 Mar. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320152110.18292016.

DSM-5. American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Tradução de Maria Inês Corrêa Nascimento et al. 5. ed. Porto Alegre : Artmed, 2014.

NUNES, Fernanda; ORTEGA, Francisco. Ativismo político de pais de autistas no Rio de Janeiro: reflexões sobre o “direito ao tratamento”. Saúde soc., São Paulo , v. 25, n. 4, p. 964-975, Dec. 2016 . Available from . access on 30 Mar. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902016163127.

LEMOS, Emellyne Lima de Medeiros Dias; SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro; AGRIPINO-RAMOS, Cibele Shírley. Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 20, n. 1, p. 117-130, Mar. 2014 . Available from . access on 30 Mar. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382014000100009.

KHOURY, P. L. et al. Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar – Guia de orientação a professores. São Paulo: Menmon, 2014. Disponível em. Acesso em: 30 Mar.2017.https://pt.slideshare.net/ssuser858330/proesp2


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 rubia carla KICHILESKI