PAPEL DA ENFERMAGEM NO CUIDADO DE LESÕES POR PRESSÃO
Resumo
A lesão por pressão (LPP) é ocasionada pela interrupção da integridade da pele, extensão causada pela falta de oxigenação e de nutrientes decorrente de uma pressão anormal exercida sobre esse tecido. Na atualidade a lesão por pressão já é considerada um problema de saúde pública, que interfere em todos os aspectos da qualidade de vida do paciente. O estudo teve por objetivo listar e descrever alguns dos métodos de prevenção, tratamento e protocolos que são utilizados pela equipe de enfermagem no cuidado dessas lesões.Trata-se de uma revisão bibliográfica de artigos e livros publicados nos últimos 8 anos nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, caracteriza como uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. O estudo descreveu os principais métodos para prevenção, a utilização da Escala de Braden, tratamentos e alguns curativos utilizados pela equipe de Enfermagem. Nesse estudo então foi possível identificar quais são as principais causas para a formação da lesão por pressão, os cuidados de Enfermagem ao paciente e como realizar uma assistência de qualidade.
Palavras-chave
Referências
ALVES, C. R.; COSTA, L. M.; BOUÇÃO, D. M. N. Escala de Braden: a importância da avaliação do risco de úlcera de pressão em pacientes em uma unidade de terapia intensiva. Recien. v. 17, n. 6, p. 36-44, 2016.
CALDINI, L. N. et al. Intervenções e resultados de Enfermagem para risco de lesão por pressão em pacientes críticos. Rev. Rene. v. 5, n. 18, p. 598-605, 2017.
FERREIRA, A. M. et al. Conhecimento e prática de acadêmicos de Enfermagem sobre cuidados com portadores de feridas. Esc Anna Nery. v. 2, n. 17, p. 211-219, 2013.
LAMÃO, L. C. L.; QUINTÃO, V. A.; NUNES, C. R. Cuidados de enfermagem na prevenção de lesão por pressão. Revista Cientifica Interdisciplinar. v. 1, n. 1, p. 122-132, 2016.
MINISTÉRIO DA SAÚDE, ANVISA, FIOCRUZ. Protocolo para prevenção de úlcera por pressão, 2013.
OLIVEIRA, A. C. et al. Qualidade de vida de pessoas com feridas crônicas. Acta Paul Enferm.v. 2, n. 32, p. 194-201, 2019.
PROTOCOLO DE ATENÇÃO A SAÚDE. Segurança do paciente: prevenção de Lesão por pressão (LP).
ROCHA, A. C. A. A.; CARNEIRO, F. A. S.; SOUZA, M. S. Tratamento domiciliar de feridas crônicas; relato de experiência da extensão na prática do cuidar. Revista Ciência e Estudos Acadêmicos de Medicina. n. 2, p. 20-30, 2014.
SOARES, C. F.; HEIDEMANN, I. T. S. B. Promoção da saúde e prevenção da lesão por pressão: expectativas do enfermeiro da atenção primária. Texto Contexto Enferm. v. 2, n. 27, p. 1-9. 2018.
SOUZA, N. R. et al. Fatores predisponentes para o desenvolvimento de lesão por pressão em pacientes idosos: uma revisão integrativa. ESTIMA. v. 15, n. 4, p. 229-239, 2017.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Thalita Cristine Teixeira, Juliana Muzika Barbosa, Paula Ester Ribas, Thayna Apª dos Santos Cunha