MOBILIDADE URBANA PELA PERSPERCTIVA DE INDICE DE ATRATIVIDADE: ESTUDO DE CASO NAS CALÇADAS DA AVENIDA GENERAL CARLOS CAVALCANTI EM PONTA GROSSA-PR

Milena Yasmin da Silva, Anna Paula Lombardi, Talita Soares de Andrade, Angélica Hrycyk, Alisson Gomes Rodrigues

Resumo


A pesquisa tem como objetivo principal averiguar a caminhabilidade de uma das principais avenidas de Ponta Grossa-PR, Avenida General Carlos Cavalcanti. A Avenida foi escolhida por conter um grande fluxo de pessoas e por fazer parte do bairro mais populoso da cidade. Através de pesquisa de campo verificamos que a avenida está em processo final de obras e foi observado que as mudanças se remetem a direção da via que tem o sentido centro bairro e pequenas adequações no sistema viário com implantação da ciclovia e pista de caminhada. Em relação as calçadas desta Avenida, houve poucas alterações, e nos trechos que foi possível realizar os levantamentos de índice de atratividade, observou-se grandes irregularidades nas calçadas em estudo. A questão da acessibilidade, as rampas de acesso e a pista tátil são raros, e os que possuem estão irregulares. Infelizmente a prestação de serviços de forma incorreta, acarreta a inutilidade em relação a acessibilidade, o desperdício de material, e o retrabalho. Portanto, a modalidade para realizar planos eficientes de modalidade urbana considerando a dimensão humana deve ser repensada com a finalidade de qualidade de vida nos deslocamentos a pé e no âmbito da sustentabilidade.


Palavras-chave


acessibilidade; mobilidade urbana; planejamento urbano

Referências


ANDRADE, V. e LINKE, C. C. Cidades e pedestres: a caminhabilidade no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Babilônia cultura, 2017.

ALMEIDA, L. IBGE divulga população por bairros. Ponta Grossa, 2011. Disponível em:< https://www.diariodoscampos.com.br/noticia/ibge-divulga-populacao-por-bairros>. Acesso em 10 Jan.2020.

BAN, G. Plano Diretor e Plano de Mobilidade Urbana de Ponta Grossa são entregues. Ponta Grossa, 2019. Disponível em:< https://planodiretor.pontagrossa.pr.gov.br/plano-diretor-e-plano-de-mobilidade-urbana-de-ponta-grossa-sao-entregues/>. Acesso em: 14 Jan. 2020.

BARBOSA, V. Estudo mostra a participação de cada transporte nas emissões de gases efeito estufa, vilões do aquecimento global, e de poluentes na capital paulista. São Paulo, 2017. Disponível em: . Acesso em 15 de Jan. 2020.

GIANNOTTI, A. M., ANDRADE, H. M., HARKOT, K. M., e SANTORO, F. P. Gênero e andar a pé: a qualidade do ambiente construído incentiva igualmente homens e mulheres a caminha. In: ANDRADE, V. e LINKE C. C. Cidades e pedestres: a caminhabilidade no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Babilônia cultura, 2017.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2019. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/ponta-grossa/panorama>. Acesso em: 20 Jan. 2020.

PLANALTO. Lei n. 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana. 2012. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12587.htm>. Acesso em 18 Jan. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Milena Yasmin da Silva, Anna Paula Lombardi, Talita Soares de Andrade, Angélica Hrycyk, Alisson Gomes Rodrigues