PREFERÊNCIAS POR CARACTERÍSTICAS DO FUTURO FILHO ADOTIVO MANIFESTADAS POR PRETENDENTES À ADOÇÃO

Maria Eduarda Borkoski, Natália Cardoso Poyer, Flaviane Schiebelbein

Resumo


RESUMO: A adoção é um dos meios mais eficazes para inserir as crianças e adolescentes, afastadas de sua família de origem, no âmbito familiar, tendo como objetivo garantir um desenvolvimento saudável e a efetivação de seus direitos fundamentais. O presente estudo realizou o levantamento de dados e por meio de pesquisa documental e bibliográfica, porque o número de pais que pretendem adotar é maior do que as crianças aptas a adoção. Logo, tendo como finalidade explanar os diversos perfis exigidos neste processo de adoção e as razões das famílias que por eles optam, sejam físicos, sociais, econômicos ou afetivos, como, também, as expectativas, os medos e os preconceitos gerados por ela. Por fim, concluindo que além dos requisitos formais, as exigências impostas pelos adotantes em relação ao pretensos adotados, fazem com que esse processo seja ainda mais difícil.


Palavras-chave


Adoção; Favoritismo; Preconceitos

Referências


BITTENCOURT, Sávio. A nova Lei de Adoção, do abandono à garantia do direito à convivência familiar e comunitária. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

BRASIL.Constituição Federal.Disponível em: .Acessoem: 30/08/2020.

BRASIL. Lei nº 12.010, 2009. Disponível em:. Acesso em: 30/08/2020.

BRASIL: Senado Federal, Secretaria Especial de Comunicação Social, Em discussão!: revista de audiências públicas do Senado Federal. Vol.4. N°15, Maio de 2013. P.22.Disponívelem:. Acesso em: 02 de setembro de 2020.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento. Disponível em: . Acesso em: 02/09/2020.

DIAS, Maria Berenice. Filhos do afeto. 2.ed. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro-Direito de Família. Vol. 5. 34ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Maria Eduarda Borkoski