O IMPACTO JURÍDICO DA TECNOLOGIA E DESINFORMAÇÃO

Loraine Akemi Neves Ueque, CARINA LORENE BINI, Thainá Padilha de Oliveira, Rubens Eduardo Andrade Gomes, Elcio Domingues da Silva

Resumo


Atualmente, os meios de comunicação digital estão tomando espaço gradativamente no cotidiano, cuja finalidade é informar, entreter e servir como ferramenta de trabalho. No entanto, o uso da internet e o que ela proporciona é algo incontrolável, tendo em vista a era tecnológica desenvolvida. Assim, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar os riscos provenientes do mundo virtual e a exposição que os cidadãos-usuários se encontram. Da mesma forma, busca abordar a violação dos direitos da personalidade com a propagação de informações falsas e as consequências jurídicas trazidas pela viralização das mentiras eletrônicas que afetam diretamente o indivíduo e sua imagem. Destaca-se que o volume de informações que circulam diariamente está de certa forma descontrolado o que leva à propagação de FakeNews, onde as pessoas acabam por compartilhar sem ao menos checar a veracidade do conteúdo divulgado. Dito isso, a tecnologia vem tomando uma proporção imensa sendo a internet um ambiente propício para a disseminação de conteúdos inverídicos aonde vai de encontro com os direitos fundamentais, bem como violando os direitos inerentes à personalidade.


Palavras-chave


tecnologia, direito, personalidade.

Referências


ABBOUD, Georges; NERY JR., Nelson; CAMPOS, Ricardo. Fake news e regulação. 2 ed. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2020.

AGNOLETTO, Giovani Celso; BEZERRA, Clayton da Silva. Combate à Fake News. São Paulo: Editora Posteridade, 2019.

CAMPOS, Adérica Ynis Ferreira, et al. Direito e Tecnologia: Questões atuais. 1ª Edição. Uberaba – MG: Editora do Autor, 2020.

RAIS, Diogo. Fake News: a conexão entre a desinformação e o direito. 2 ed. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2020.

SILVA, José Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 37° ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2014.

VASCONCELOS, Clever. Curso de Direito Constitucional. 7. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Loraine Akemi Neves Ueque, CARINA LORENE BINI, Thainá Padilha de Oliveira, Rubens Eduardo Andrade Gomes, Elcio Domingues da Silva