PEUMUS BOLDUS

DIEGO LUIZ RIBAS, JAILTON DE ALMEIDA, VALDENICE GALAN, BRUNA BARBOSA SOUZA

Resumo


Peumus boldus é uma espécie arbórea, pertencente à família Monimiaceae e nativa das regiões do Mediterrâneo, sendo cultivada em todo sul da Europa, na Ásia menor e ainda, na América do Sul e principalmente no Brasil. Suas folhas são usadas na medicina popular para tratamento de problemas digestivos e hepáticos, atuando também como anti-inflamatório e antiespasmódico. O mecanismo de ação colerética e colagoga está relacionado com a maneira de interação no organismo, sendo um antagonista, dos receptores colinérgicos de musculatura lisa, havendo um relaxamento. Apesar de ser um fitoterápico o uso em excesso do boldo, em dosagem elevada pode apresentar um alto índice de toxicidade e acarretar vários riscos à saúde causando alteração nos níveis séricos de colesterol e de transaminases e uma redução nos níveis de bilirrubina total, glicose e uréia, deve-se evitar o uso prolongado. Contraindicado para gestantes pois apresenta ação abortiva e ocitóxica, não sendo recomendado em crianças menores de 6 anos e lactantes e também pessoas que apresentam caso de obstrução das vias biliares e doenças hepáticas graves.

Palavras-chave


fitoterapia, problemas digestivos, Monimiaceae

Referências


ALONSO, J. Tratado de Fitofármacos y Nutracêuticos. Rosário, Argentina: Editora Corpus Libros, 2004.

AMARAL, F. G. Efeito de extratos aquosos de Plectranthus barbatus e de Peumus boldusna ação do etanol e na absorção conjunta de colesterol em linhas celulares. 2011. 65 f.Dissertação (Mestrado em Bioquímica). Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa,Lisboa, 2011.

BRANDÃO H. N. Química e farmacologia de quimioterápicos antineoplásicos derivados de plantas. Química nova, v.33. n.6, p. 1359-1369, 2010.

COSTA, Fernando Henrique Marques. Caracterização da composição química de extratos de Boldos in natura e produtos comerciais derivados do Boldo. 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Quimica, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017

RIBEIRO, Eva Ivaldina Schaus et al. O Uso de Fitoterápicos como auxilio no Tratamento de Enfermidades do Trato Digestório. Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 11, n. 37, p.110-116,2017.

RODRIGUES, H. G. et al. Efeito embriotóxico, teratogênico e abortivo de plantas medicinais.Revista brasileira de plantas medicinais. v. 13, n. 3. p. 359-366, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 JAILTON DE ALMEIDA, VALDENICE GALAN, BRUNA BARBOSA BORBA