CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA E ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PITANGUI – PR
Resumo
A respeito do abastecimento de água as discussões e preocupações se intensificam ao longo dos anos, pois a construção de represas para fins de abastecimento, além de alterar o percurso de muitos cursos de água também desperta a atenção para a deposição de sedimentos que ocorre no fundo dos lagos, visto que os sedimentos podem comprometer a vida útil da represa. As principais causas de produção e deposição de sedimentos estão relacionadas diretamente a geomorfologia, associada ao índice de precipitação, ao tipo de cobertura vegetal e o uso do solo. No caso da bacia hidrográfica do rio Pitangui, a exposição dos solos para práticas agrícolas, exploração agropecuária e a presença de algumas moradias, relacionadas à movimentação de terra, permitem que surjam processos erosivos e consequentemente o assoreamento da Represa dos Alagados. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo caracterizar geomorfologicamente a bacia hidrográfica do rio Pitangui, identificando quais os processos e agentes que contribuem para a produção de sedimentos que são depositados na Represa dos Alagados.
Palavras-chave
sedimentação
Referências
CARVALHO, N. O; FELIZOLA, JÚNIOR, N. P; SANTOS, P. M. C; LIMA, J. E. F. W. Guia de Avaliação de assoreamento de reservatórios. Brasília: ANNEL. 2004.
ELIAS, A. R. Assoreamento de represas: estimativa por meio da integração baltimetria – GPS. – Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2003.
MENEGUZZO, I. S.; Caracterização geomorfologica da bacia do rio Pitangui, PR. 2002, 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)- Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2002.
NÚCLEO DE ESTUDOS EM MEIO AMBIENTE (NUCLEAM). Bacia hidrográfica do manancial Alagados. Ponta Grossa, 2002.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Sergio de Jesus Queiroz Ribeiro