O ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL, NOVA FORMA DE JUSTIÇA PENAL NEGOCIADA
Resumo
No presente trabalho irá trabalhar o acordo de não persecução penal, o qual vem fazer parte do conhecido pacote anticrime, esse acordo é ofertado para aqueles que não tenham cometido crimes de violência ou grave ameaça, ou para aqueles onde a pena é inferior a quatro anos. Nesse acordo, que também podemos chamar de justiça penal negociada, é onde o acusado através de um acordo, confessa sua culpa e assim não lhe instaurado um processo judicial, sendo a forma de cumprimento de sentença, diferente do modo tradicional, o qual poderia vir a cumprir em regime fechado, no acordo a pena é cumprida como forma de multa, sendo monetariamente, prestação de serviços à comunidade ou restituição do dano. Um dos crimes o qual se utiliza muito a justiça penal negociada, são os crimes de colarinho branco.
Referências
CUNHA, Rogerio Sanches. Pacote Anticrime – Lei 13.964/2019: Comentários às Alterações no CPP, CPP e LEP. Salvador: ed. Juspodvm, 2020. Pag. 127.
GRINOVER, Ada Pellegrini. e outros. Juizados Especiais Criminais. Comentários à Lei 9.099/95. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.
https://www.cnmp.mp.br/portal/images/Resolucoes/Resoluo-181-1.pdf
PIMENTA, Victor Martins. Conter o poder punitivo: alternativas ao encarceramento em massa. Disponível em:
MORAIS DA ROSA, Alexandre. Para entender a Delação Premiada pela Teoria dos Jogos. Florianópolis: Empório Modara, 2018.
COSTA NETO, Nilo de Siqueira. Sistema penitenciário brasileiro: a falibilidade da prisão no tocante ao seu papel ressocializador.
BARROS, Marco Antonio de. Processo Penal: da investigação até a sentença. Curitiba: Juruá, 2019. p. 194
LOPES Jr., Aury. Direito Processual Penal. 13. ed. – São Paulo: Saraiva, 2016.
SUTHERLAND, Edwin H. Crime de colarinho branco: versão sem cortes. Rio de Janeiro: Revan, 2015.
SUTHERLAND, Edwin Hardin. White-collar Crime: The Uncut Version. Yale : Yale University Press, 1983. TRES, Celso. Crimes do Colarinho Branco.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Ana Julia Gomes Nascimento, CARLA FRANCIELLE MOREIRA BAIRROS, LUIS CARLOS SIMIONATO JUNIOR