Neurociência vai à Escola

Lenize Andrade Hanise, Érika Zanoni Fagundes Cunha

Resumo


É um projeto voltado para a saúde mental e o bem-estar das crianças no colégio Vila Militar CESCAGE localizado na cidade de Ponta Grossa-PR. Para coleta de dados foram utilizados a Escala de Ansiedade de Spence (SCAS), o protocolo de dados pessoais, o prontuário da enfermagem e as notas do primeiro bimestre. Foram analisados como os sintomas de ansiedade refletem na saúde física, no comportamento e na cognição de crianças e adolescentes de 11 a 17 anos. Os coordenadores realizaram treinamentos com os alunos, professores e administradores a respeito do funcionamento cerebral de cada faixa etária e do contexto psicológico que se esconde atrás de comportamentos inadequados. Além disso foram realizadas sessões de meditação por 10 minutos, uma vez ao dia durante 28 dias. Em algumas situações foram necessárias intervenções individuais, incluindo o serviço de Terapia Assistida por Animais como estratégia para se encorajar a expressão das emoções, da identificação dos gatilhos emocionais que tiram o foco e a manter os alunos aprendendo. Houve correlação significativa entre as notas e a escala (r = - 0,376 e p=0,04), ou seja, quanto maior a escala, menores as notas dos alunos. A média da escala dos alunos do sexo feminino foi significativamente maior do que do sexo masculino (p=0,015) e a média da escala dos alunos com queixa de cefaleia foi significativamente maior do que a média dos alunos sem queixa (p=0,027). Esses resultados podem ajudar no desenvolvimento de ferramentas de avaliação da qualidade de vida de estudantes para se identificar sinais de estresse e desenvolver estratégias para minimizar os efeitos deletérios deste.


Referências


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