Erro essencial sobre a pessoa do cônjuge que realizou cirurgia de redesignação
Resumo
O presente trabalho versa sobre a anulabilidade do casamento, devido ao erro essencial sobre a pessoa do cônjuge, em relação à pessoa transexual que realizou cirurgia de redesignação de sexo; demostrando as divergências doutrinárias a respeito do tema. A pesquisa expõe as transformações sociais, abordando brevemente a evolução da entidade familiar e do matrimônio. Sendo demonstrado que ao longo dos anos houve o surgimento de vários tipos de família, deixando de ser uma estrutura formada somente por homem, mulher e filhos. O trabalho aborda também em relação a anulabilidade do casamento por erro essencial sobre a pessoa do cônjuge, tendo como principal objetivo a divergência das doutrinas no quesito anulabilidade desse negócio jurídico. Desse modo, a pesquisa teve como suporte a pesquisa bibliográfica, fazendo uma comparação de doutrinadores, bem como, a posição do Código Civil sobre este tema.
Palavras-chave
Referências
DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. 10. Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015, p. 189;
DIAS, Maria Berenice. Transexualidade e o direito de casar. [s.l] 2011. Disponível no site: < http://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:JT6tp8zcTE4J:scholar.google.com/+cacasamen+de++transsexualidade&hl=pt-BR&lr=lang_pt&as_sdt=1,5&as_vis=1 > Acesso em 26 de mar. de 2017.
COSTA, Mírian Queiroz. Os aspectos Jurídicos da Cirurgia de Trangenitalização no que concerne ao casamento. Brasília, [s.e] 2008. Disponível no site Acesso em 15 de abr. de 2017.
FARIAS, Cristiano Chaves; ROSENVALD, Nelson. Direito das Famílias. 3. ed., rev.,ampl. e atual. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2011;
ROCHA, Luiz Augusto C. B. de L. M. da. Os direitos da personalidade e a proteção ao transexual. V.5, Rio de Janeiro, n. 1, p. 1-21, 2014.. Disponível no site < http://apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php/legisaugustus/article/view/526/481> Acesso em 15 de abr. de 2017;
PAMPLONA FILHO, Pablo Stolze Gagliano Rodolfo. Manual de direito Civil. Volume Único, São Paulo : Saraiva, 2017.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Joice Alana Okarenski, Maria Gabriely Alves Machado, Flaviane Schiebelbein