A IMPLEMENTAÇÃO DO TELETRABALHO DURANTE A PANDEMIA DA COVID – 19
Resumo
O presente artigo tem por escopo analisar a figura do teletrabalho, explorando sua inserção no ordenamento jurídico brasileiro com a reforma na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) através da Lei nº 13.647/17, bem como a utilização dessa modalidade de trabalho no contexto da pandemia ocasionada pela Covid-19. Com a nova realidade social de isolamento, o teletrabalho cresceu consideravelmente, pois muitas empresas passaram a adotá-lo como medida emergencial para manterem suas atividades em funcionamento. Com esse crescimento, torna-se necessário realizar um estudo sobre o tema, passando desde a sua conceituação, sua introdução no ordenamento jurídico, até a sua análise prática, avaliando seus pontos positivos e negativos, tanto na esfera do empregado quanto do empregador.
Palavras-chave
Referências
BRASIL, LEI Nº 5.452. Consolidação das Leis de Trabalho. Decretado pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro em 1 de Maio de 1943.
BRASIL. Organização Internacional do Trabalho. Elementos-chave para um teletrabalho eficaz durante a pandemia de COVID-19. Disponível em: . Acesso em: 31/089/2021.
BULCÃO, Telma Soares. TELETRABALHO: DESAFIOS A PARTIR DA PANDEMIA DO COVID-19 EM UMA ANÁLISE NORMATIVA EM FACE DA LEI 13.467/2017 E AS IMPLICAÇÕES NOS DIREITOS TRABALHISTAS. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Ceará. 2021.
CORREIA, Henrique; MIESSA, Élisson. Manual da Reforma Trabalhista: O que mudou?. 1ª Ed. Salvador: JUSPODIVM, 2018.
LEITE, Carlos Henrique Bezerra de. Curso Direito do Trabalho. 11 ed. São Paulo: Saraiva, 2019.
MACHADO, Sidnei; BRIDI, Maria Aparecida. O TELETRABALHO NO BRASIL: A REFORMA TRABALHISTA E O CONTEXTO NA COVID-19. São Paulo: Cesit – Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, 2021.
MARTINS, Sergio Pinto. Direito do Trabalho. 36. ed. São Paulo: Saraiva Jur, 2020.
OLIVEIRA, Daniele. Do fim do trabalho ao trabalho sem fim: o trabalho e a vida dos trabalhadores digitais em Home Office. Tese de doutorado. São Carlos: UFSCAR, 2017. Disponível em: < https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10792 >. Acesso em 24/09/2021.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Carla Cristina Strona Antunes, Prof. Dr. Vitor Hugo Bueno Fogaça