STARTUPS EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19

Georgia Treml, Juliana Klimionte, Cristiane Trevisan Slivisnki

Resumo


Startups são um modelo de negócio inovador, que em geral une empresas à tecnologia. A partir de Março de 2020, diante da disseminação mundial do vírus SARS-CoV-2 ou Novo Coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia Covid-19, sendo instauradas medidas de proteção individuais e coletivas, a fim de conter a propagação do vírus. Nesse cenário de isolamento social e afim, as tecnologias também sofreram os mais variados impactos, sendo os ramos de tecnologia voltados a área da saúde influenciados positivamente. No presente trabalho aborda-se a utilização de startups em saúde (Healthtech) e sua tendência de crescimento, além de observar suas contribuições frente à pandemia. Trata-se de uma revisão bibliográfica que utiliza como base para a coleta de dados ferramentas como: Google Acadêmico, BVS, Scielo, Lilacs, além da pesquisa de matérias em revistas online. Utilizou-se como critério de inclusão pesquisas que abordam sobre a covid-19 e seus impactos, relacionando a tecnologia em saúde como alternativa de controle e enfrentamento.

Palavras-chave


Inovação; Startups; Tecnologia em saúde; Covid-19; Pandemia.

Referências


ALVES, Y. I. F.; MARQUES, R. Uma análise da revolução tecnológica no mercado de seguros: O crescimento das insurtechs e das healthtechs. Revista Científica da Faculdade Unimed, v. 2, n. 1, 2020.

BARROCA, J. P. T. O sucesso das startups em tempos de crise. Tese de mestrado. - ISCTE Business School, Lisboa, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10071/6272. Acesso em: 16 set, 2021.

CELUPPI, I. C. et al. Uma análise sobre o desenvolvimento de tecnologias digitais em saúde para o enfrentamento da COVID-19 no Brasil e no mundo. Caderno Saúde Pública, v. 37, n. 3, 2021.

DE PAULA FILHO, L. P.; LAMY, M. A revolução digital na saúde: como a inteligência artificial e a internet das coisas tornam o cuidado mais humano, eficiente e sustentável. Cadernos Ibero Americanos de Direito Sanitário, v. 9, n. 3, p. 225-34, 2020.

MACHADO, J. M. et al. Ações de startups e empresas brasileiras no combate à pandemia da COVID-19. Ciência em Movimento: Reabilitação e Saúde, Minas Gerais, v. 22, n. 44, p. 87-104, dez. 2020.

MORELIX, A. et al. Startups do Brasil em meio a pandemia: como o ecossistema brasileiro de startups tem enfrentado a crise da covid-19. Banco Interamericano de Desenvolvimento, 30 p. 2021. Disponível em: http://creativecommons.org/licenses/by-nc- -nd/3.0/igo/legalcode. Acesso em: 23 set, 2021.

NASSIF, V. M. J.; CORRÊA, V.S.; ROSSETTO, D. E. Estão os empreendedores e as pequenas empresas preparadas para as adversidades contextuais? uma reflexão à luz da pandemia do covid-19. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 2, p. 01-12, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Georgia Treml, Juliana Klimionte, Cristiane Trevisan Slivisnki