Impacto da pandemia do Covid-19 na gestão empreendedora de uma empresa do ramo hoteleiro na cidade de Irati-PR
Resumo
O presente artigo tem como objetivo o estudo do impacto da Covid-19 na gestão empreendedora no ramo de hotelaria na cidade de Irati, no Paraná. A pandemia que teve início no final de 2019, consequentemente trouxe vários obstáculos para as empresas em diversos ramos comerciais. Parar compreensão do tema, foi realizado um estudo exploratório e descritivo utilizando artigos acadêmicos sobre o Covid-19 nas micros e pequenas empresas (MPEs) e em paralelo foi realizada uma entrevista para obter informações de como o ramo de hotelaria, na cidade de Irati, estava atuando em relação a pandemia. Como principais resultados, constatou-se que a pandemia afetou diretamente a hotelaria, pois as empresas deste ramo tiveram que reduzir sua disponibilidade de quartos, a prestação de serviços, o número de seus funcionários e, como resultado dessa redução houve a queda no faturamento. Conclui-se a partir dos resultados que a pandemia não foi motivo para que os hotéis paralisassem por completo os negócios, sendo necessário planejamento, mesmo que de última hora, para que se reinventassem no mercado, modificando e lançando novos serviços e métodos de produção a seus clientes.
Palavras-chave
Referências
DOLABELA, F. Oficina do Empreendedorismo: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. São Paulo: Cultura, 1999.
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (2020). Disponível no site https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/pesquisa-sobre-impactos-da-pandemia-nas-empresas-convida-empreendedores-para-participar/.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. Ed. 6. São Paulo: Atlas, 2008.
OLIVEIRA. M. F. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisa em administração. Catalão: UFG, 2011.
PRODANOV. C. C; FREITAS. C. F. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico, 2. Ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
ZANELLA. L. C. H. Metodologia de pesquisa, 2. Ed. Florianópolis: UFSC, 2013.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Nicole Manosso da Silva, Amanda Paola Padilha Modesto, Thalita Correia dos Santos, Andressa Regina Marques de Lima, Anny Caroline Bielik, Leozenir Mendes Betim