Reabilitação Funcional Estética por meio de Frotese fixa
Resumo
RESUMO:O objetivo do relatofoi demonstrar o restabelecimento estético e funcional do sorriso através de protese fixa em zircônia. Paciente C.K 58, anos, compareceu a clínica do Cescage,insatisfeito com a estética do seu sorriso. Durante o exame clínico constatou-se ausência dos elementos dentários 21 e 22 e no elemento dental 12 um provisório em resina acrílica, ainda, verificou-se a perda do rebordo nas regiões da ausência devido a perca precoce dos dentes anteriores, o que evidencia a desarmonia no sorriso. Portanto neste caso relatado foi apresentado um plano de tratamento para o mesmo, com o objetivo de devolver a função e um sorriso em harmonia. A técnica executada foi um tratamento não invasivo com a confecção de prótese fixa em zircônia, devido suas características de alta mimetização que se assemelha o mais próximo das estruturas dentárias. O procedimento foi executado sem qualquer intervenção invasiva mantendo a vitalidade, com preparos conservadores. O caso foi realizado com previsibilidade através do planejamento reverso, moldagem inicial, confecção de modelos de estudo sobre enceramento antes de qualquer intervenção, promovendo uma segurança ao paciente do tratamento proposto. Dando sequência e com aprovação da previsibilidade foi realizado a confecção de provisórios, para continuidade dos procedimentos. Portanto com um modelo definido de estética, os preparos foram conduzidos e o provisório fixo foi instalado devolvendo a função e harmonia imediata. Contudo foi possível executar uma moldagem final para confecção da prótese fixa em zircônia, a qual foi cimentada com sucesso devolvendo a função e harmonia do sorriso.
PALAVRAS CHAVE:Planejamento de prótese dentária,Sorriso,Porcelana dental.
Palavras-chave
Referências
BRONDANI et al. Relato de abordagem multidisciplinar utilizada para o restabelecimento da estética e função de paciente com históricos de trauma na região anterior: 24 meses de acompanhamento. Prótese News, v. 7, n. 2, 2020.
BRUNETTO et al. Reabilitação estética anterior associando prótese metalocerâmica e prótese fixa metal-free: relato de caso. Arch Health Invest, v. 8, n. 1, p. 13-19, 2019.
SILVA et al. Avaliação das propriedades da zircônia monolítica translúcida utilizada em restaurações: revisão sistematizada de literatura. Arch Health Invest, v. 10, 2021. Disponívelem: https://www.archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/5320. Acesso em: 15 jun. 2021.
SILVA et al. Sobrevida de prótese aprcial fixa posterior em zircônia: revisão sistemática de estudos clínicos com até 7 anos de acompanhamento. Cerâmica, v. 62, p. 71-76, 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Gislaine Santos Rocha, Keity Fernanda Santos, Tainah Ardohain Gonçalves, Waira Kerolen Gomes Lopes, Fabiana Fernandes Coppla