TRATAMENTO QUÍMICO DE SEMENTES DE BETERRABA

Stephany Ramos Bach, Rafael Vitor Wozniak Stefanczak, Ariadne Waurek, Felipe Seliger, Gustavo Queiroz Lima de Vita

Resumo


O tratamento de sementes tem sido muito utilizado nas culturas, para proporcionar um melhor desenvolvimento da cultura, melhorar o vigor e proteger as plântulas. A maioria dos agentes causais das doenças são transmitidos das sementes, quando a semente não atinge qualidade suficiente é preciso ser feito o tratamento da semente para que a mesma possa proporcionar uma safra de qualidade. O objetivo deste trabalho foi analisar a eficácia das doses de Azoxistrobina em sementes de beterraba. Foi realizado na Fazenda Escola do CESCAGE. As sementes de beterraba foram submetidas ao tratamento químico com Azoxistrobina. Contando com cinco tratamentos de diferentes doses, de 0, 5, 10,15 e 20 g pc/1L de água, com quatro repetições para cada teste. Sendo submetidas ao teste de germinação, vigor e o Teste de sanidade de sementes. Com relação aos resultados obtidos, os tratamentos interferiam no vigor das sementes analisadas. Em relação aos resultados do teste de germinação, os tratamentos demonstraram resultados significativos. Na avaliação final, observou-se influência positiva do fungicida sobre a taxa de germinação. Em relação ao teste fitopatológico, foi possível a constatação da presença de dois gêneros de fungos, sendo eles o Aspergillus.sp, Penicillium sp., grupos muito presentes após armazenagem. Porém apresentando uma redução significativa em relação a presença dos dois gêneros de fungos encontrados. Diante do exposto, o tratamento químico obteve um resultado significativo em testes de germinação e sanidade, por outro lado todos os tratamentos geraram um efeito desfavorável no teste de vigor.

 

PALAVRAS-CHAVE: Tratamento de sementes, Beta vulgaris, teste de vigor, teste de germinação.


Referências


QUELHAS, Tiago Fernandes; LIMA, Sidnei Hermes de. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E VIGOR DA LAVOURA CAFEEIRA, COM O USO DAS DIFERENTES COMBINAÇÕES DE FUNGICIDAS DURANTE O CICLO PRODUTIVO. 11 jul. 2018. Disponível em: http://repositorio.fucamp.com.br/bitstream/FUCAMP/326/1/Avalia%C3%A7%C3%A3olavouracafeeira.pdf.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Stephany Ramos Bach, Rafael Vitor Wozniak Stefanczak, Ariadne Waurek, Felipe Seliger, Gustavo Queiroz Lima de Vita