TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES IN VIVO UTILIZANDO BEZERRAS HOLANDESAS COMO DOADORAS

Maryon Caroline da Silva, Juliane Emilly Matos, Suellen Miguez Gonzáles, Enio Antonio Carvalho Gomes Napoli, Luis Antônio dos Santos

Resumo


As propriedades leiteiras priorizaram o melhoramento genético relacionado a produção de leite, desconsiderando este investimento para características reprodutivas, inviabilizando a precocidade sexual e a utilização de bezerras como doadoras de embriões. Assim, os resultados sobre a transferência dos embriões advindos de bezerras Holandesas ainda são inexplorados. Dessa forma este estudo objetivou avaliar a taxa de recuperação embrionária de bezerras da raça Holandesa e a taxa de prenhez das receptoras. O experimento foi realizado em uma propriedade leiteira em Castro-PR, no qual os dados foram referentes ao ano de 2020 (n=192) e 2021 (n=241) de bezerras da raça Holandesa com idade de 10 a 12 meses, utilizadas como doadoras de embriões. Para tanto, essas bezerras jovens foram submetidas a superovulação e em seguida realizou-se a coleta dos embriões, repercutindo na taxa de recuperação embrionária. Após a coleta, os embriões foram transferidos para receptoras previamente sincronizadas com as doadoras, gerando a taxa de prenhez. A recuperação embrionária (embriões viáveis) das bezerras Holandesas no ano de 2020 foi de 56,4%, e a taxa de prenhez resultou em 44,4%. Para o ano de 2021, a taxa de recuperação embrionária e a taxa de prenhez foram respectivamente, 63,8% e 47,2%. Houve diferença estatística em relação a recuperação embrionária, no qual o ano de 2021 apresentou uma taxa superior (p<0,05). Na análise da taxa de prenhez não houve diferença (p>0,05). Desta forma, concluiu-se que as bezerras Holandesas com genética comprovada, demonstraram índices promissores na resposta a superovulação e como doadoras de embriões.

Palavras-chave


TE; Novilhas; Recuperação Embrionária; Taxa de Prenhez; Raça Holandesa.

Referências


BARUSELLI, Pietro Sampaio et al. Rev. Bras. Reprod. Anim. ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO DE EMBRIÕES EM BOVINOS, São Paulo, v. 43, ed. 2, p. 315-326, 26 abr. 2019.

GONÇALVES, Paulo Bayard Dias. Biotécnicas aplicadas à reprodução animal e à humana. terceira. ed. Rio de Janeiro: ROCA LTDA, 2021. 416 p. ISBN 978-85-277-3665-7.

PAZZIM, L. V. L. TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES EM BOVINOS: REVISÃO DE LITERATURA, Curitibanos, 2021.

SILVA, E. I. C. TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES NOS ANIMAIS E A INDÚSTRIA DE EMBRIÕES NO BRASIL, Pernambuco, 2020.

VIANA, J. H. M. Produção e transferência de embriões bovinos em 2018. In: Jornal o embrião. Edição 64, ano 33. Brasília: SBTE, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Maryon Caroline da Silva, Juliane Emilly Matos, Suellen Miguez Gonzáles, Enio Antonio Carvalho Gomes Napoli, Luis Antônio dos Santos